Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Coleção Pró-TV

Coleção Pró-TV

Publicada em : 16/05/2014

Segundo livro da coleção conta a história dos artistas do tradicional bairro do Brás, como Paraguassú, Nelson Gonçalves e Isaura Garcia

Divulgação
O livro “A Rapaziada do Brás: seus artistas, memórias e canções”, de Thais Matarazzo, é o segundo volume da Coleção Pró-TV (Editora In House), que lançará trabalhos sobre as emissoras, vida dos artistas e histórias relevantes sobre a memória da comunicação brasileira.

A obra
A obra traz curiosidades sobre artistas da MPB que nasceram ou residiram no Brás: Paraguassú, Isaura Garcia, Alberto Marino, Adelaide e Silvinha Chiozzo, Vadico, Paraguassú, Russo do Pandeiro, Nelson Gonçalves, Alda Perdigão, Ciça Marinho e muito mais.

O prefácio é assinado pela advogada e poetiza Neide Lopes Ciarlariello, neta do seresteiro Paraguassú, que muito colaborou para a realização do projeto, e também de sua mãe, Dª. Luiza Ricciardi Lopes, que rememora seu pai e os “bons tempos” do bairro. O professor José de Almeida Amaral Jr. e o jornalista Fernando Gallupo têm participações especiais neste livro.

Lançamento e exposição
O lançamento, na capital paulista, acontecerá no sábado, dia 31 de maio, às 14 horas, em um local especial: na Oficina Cultural da Terceira Idade, coordenada por Gerson Fontes, antiga sede do Colégio Padre Anchieta, onde se formavam as normalistas no Brás. Dª.  Luiza Ricciardi, 97 anos, estudou naquela escola e estará presente ao evento, assim como a atriz e presidente da Pró-TV, Vida Alves.

Durante o lançamento, os convidados poderão apreciar a exposição “Do Brás para o Brás”, que reúne discos, partituras, revistas e outros objetos que pertenceram aos artistas e que fazem parte do acervo particular da autora.

A autora
Thais Matarazzo é jornalista, escritora e pesquisadora da história do rádio e da música popular brasileira. Apresenta semanalmente a “Agenda Cultural” do programa “Solo Tango”, na Rádio Trianon AM/SP. É autora dos livros “Irene Coelho, uma brasileira de coração português” (2011), “A Música Popular no Rádio Paulista, 1928-1960” (2013), “A Dinastia do Rádio Paulista” (2013) - parceria com Valdir Comegno, “Fado no Brasil: Artistas & Memórias” (2013) - lançado em Portugal, e “Artistas Negros da Música Popular e do Rádio” (2014).

Sobre a Coleção Pró-TV
Disseminar comunicação e cultura - Um dos principais objetivos da Pró-TV - Associação dos Pioneiros Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira, desde sua criação em 1995, é a preservação e o registro da memória do rádio e da televisão brasileiros.

Ao longo dos anos, através de diversas editoras a Associação Pró-TV (www.museudatv.com.br) conseguiu somar mais de 150 livros em que colaborou efetivamente. Agora lança seu próprio selo, a Coleção Pró-TV, em parceria com a Editora In House.

Todas as obras da Coleção Pró-TV terão parte de suas rendas revertidas aos trabalhos da associação, para sua manutenção pela preservação da memória televisiva e auxiliando na criação do futuro Museu da Televisão Brasileira.

Pontos de venda – Os livros estarão à venda nas principais livrarias do país, como também pela internet: nas lojas virtuais das maiores redes de livraria, no site do Museu da TV (www.museudatv.com.br) ou na loja virtual da In House (www.inhousestore.com.br). O livro também estará a venda na sede da entidade, no bairro do Sumaré.

Serviço

“A Rapaziada do Brás: seus artistas, memórias e canções”, Thais Matarazzo
Data: Sábado, 31 de maio de 2014
Horário: 14 horas
Local:  Oficina Cultural Terceira Idade - Avenida Rangel Pestana, 2401 - Brás - São Paulo
Telefones: 2292-7711 / 2292-7071(ramais: 214, 215 e 217)
terceiraidade@oficinasculturais.org.br
(Entrada gratuita na tarde de autógrafos)

Fonte:Thais Matarazzo