Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Procurando Firme

Procurando Firme

Publicada em : 15/10/2013

“Uma história que parece história de fadas, mas não é. Também parece história para criança pequena, mas não é” - Ruth Rocha



Com ritmo ágil de comédia circense e Revista musical brasileira, a peça tem figurino inspirado no circo-teatro e cenário que reproduz um mini palco de Revista musical.

O espetáculo estreia no Teatro Cacilda Becker dia 19 de outubro e trata de forma leve e divertida a importância de acreditar nos seus sonhos e questionar costumes sociais.

A peça conta com muito bom humor e ironia a história de uma princesa criada para ficar no castelo à espera do seu príncipe encantado que virá resgatá-la. Mas quando os pretendentes chegam, ela não gosta de nenhum deles. Cansada dessa vida a princesa decide tomar o mesmo rumo que o príncipe, seu irmão, e sair pelo mundo.

Este é o mote do espetáculo infantil Procurando Firme. A montagem é uma adaptação feita pela dramaturga Neyde Veneziano (vencedora do prêmio APCA 1995 por esta adaptação) do livro homônimo de Ruth Rocha, editado pela primeira vez em 1984, pela editora Nova Fronteira.

A montagem é recomendada ao público entre 2 e 10 anos de idade e priorizou a criação de uma linguagem leve e lúdica que possibilitasse a discussão de um assunto de grande importância dentro do círculo familiar, porem de forma divertida. Cria-se um jogo de troca e identificação entre palco e público, convidando este a participar do espetáculo como um espectador ativo, por meio da fala, da ação e das técnicas de farsa desenvolvidas pela direção.

Os atores inserem as exaltações e participação do público no jogo teatral, conectando-as à história de modo eficiente, por meio do rompimento da chamada “quarta parede” – elemento característico do teatro realista. Prioriza-se, então, a dinâmica do enredo por meio da triangulação da comédia, do ritmo ágil e a música envolvente na forma de gags, que conduzem o espetáculo com muita diversão.

FICHA TÉCNICA:
Espetáculo: Procurando Firme – Direção, cenário, figurinos e iluminação: Kleber Montanheiro. Autora do livro: Ruth Rocha. Adaptação teatral: Neyde Veneziano. Música Original: Adilson Rodrigues. Assistência de direção: Heloísa Maria. Elenco: Daniela Flor, Erica Montanheiro, Gabriela Segato, Mateus Monteiro, Paulo Vasconcelos e Pedro Bacellar. Realização: Rosemeire Paschoaloto. Responsável pela produção: Rose - 3255-5918 / 99325-4488. Classificação: 2 anos.

SERVIÇO:
Estreia dia 19 de outubro de 2013. Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295 – Lapa. Tel.: (11) 3864-4513. Preços e Horários: Sábados e domingos, às 16 horas – R$10,00 inteira, R$ 5,00 meia entrada. Duração: 55 minutos. Comédia musical infantil. Livre para todos os públicos. Recomendação: 2 anos.
Capacidade – 198 lugares (lugares para portadores de necessidades especiais).

Fonte:Rosemeire Paschoaloto