Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Exposição Frans Krajcberg – \'...

Exposição Frans Krajcberg – 'Krajcberg, o Homem e a Natureza no Ano Internacional das Florestas”

Publicada em : 05/07/2011

Mostra no Museu Afro Brasil terá início amanhã (7)

O Museu Afro Brasil recebe a mostra Krajcberg, o Homem e a Natureza no Ano Internacional das Florestas, do artista plástico Frans Krajcberg que, uma vez mais ergue sua voz em defesa da Natureza do país que adotou. Com curadoria de Emanoel Araujo, a exposição composta por 31 obras conta com esculturas em grandes dimensões, relevos, back-light e fotografias.

Suas obras, relevos e esculturas são feitos com sobras das matas queimadas que o próprio artista recolhe em suas peregrinações solitárias. As sobras, em verdade, são mais que simples restos. “São o que resulta das atrocidades praticadas contra a natureza do Brasil”, diz seu curador, Emanoel Araujo. Mas nas mãos habilidosas de Frans Krajcberg, que acredita no ideal pelo qual luta há tantos anos, pedaços de madeira carbonizada transformam-se em peças harmônicas e delicadas, que, com toques de cor, unem-se silenciosamente em um protesto contra a devastação.

Nas fotografias, a imagem da real crueldade. O fogo ardendo sobre a mata prenuncia a destruição. Áreas totalmente carbonizadas, lúgubre cenário. Mas, a natureza em sua sabedoria, demonstra mais força do que os que a querem destruir. Em um recorte de esperança, novas folhas e flores desbravam seu árduo caminho até a luz do sol, lutando pela renovação da vida. Nas formas e materiais das obras de Frans Krajcberg vislumbra-se algo mais que uma simples criação. Vê-se o desejo do artista de devolver vida a natureza, em uma tentativa de reinventá-la.

Serviço
Abertura 7 de Julho – quinta-feira – 19h30
Período: De 08 de Julho a 06 de Novembro de 2011
Local Museu Afro Brasil – www.museuafrobrasil.org.br
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n - Parque do Ibirapuera - Portão 10
Tel: (11) 3320-8900
Horário De terça a domingo das 10h às 17h
Nº de obras 31

Fonte:Balady Comunicação