Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Centro da Cultura Judaica apre...

Centro da Cultura Judaica apresenta Exposição de fotografias “Bom Retiro e Luz: um roteiro 1976-2011”

Publicada em : 04/07/2011

Com curadoria de Diógenes Moura, mostra reúne 92 imagens dos fotógrafos Cristiano Mascaro, Bob Wolfenson, Marlene Bergamo e do coletivo Cia de Foto

Em julho, a fotografia segue como destaque na programação do Centro da Cultura Judaica. Após quatro meses em cartaz, o trabalho da fotógrafa Claudia Andujar cede lugar para a exposição Bom Retiro e Luz: Um Roteiro, 1976 – 2011, que ficará em cartaz de 5 de julho a 02 de outubro. Instalada no primeiro andar do prédio do Centro e com outras atividades articuladas ao redor do seu tema, a mostra tem como ponto de partida a série homônima feita pelo fotógrafo Cristiano Mascaro para a Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 1976.

Para realizar a curadoria deste projeto, o Centro convidou Diógenes Moura, conhecido pelo seu trabalho como curador de fotografia da Pinacoteca do Estado de São Paulo, sediada no Bom Retiro. “Diógenes passa a maior parte do seu tempo no bairro. Portanto pareceu lógico convidá-lo a montar uma equipe de fotógrafos para mapear este espaço”, justifica Benjamin Seroussi, responsável pela programação do Centro da Cultura Judaica.

O campo de pesquisa se expandiu ainda para o acervo do Arquivo Histórico Judaico Brasileiro que agrupa as lembranças da comunidade judaica, da Mooca até o Bom Retiro, passando por cidades esquecidas do velho continente, cujas lembranças foram trazidas pelos imigrantes e que hoje se encontram lado a lado. Ao todo serão 92 fotografias que representam diferentes visões do bairro em épocas diversas.

Serviço
Data: 05 de julho a 2 de outubro – 1º Andar
Ingresso: gratuito
Classificação: livre
Endereço: Centro da Cultura Judaica - Rua Oscar Freire, 2.500 (ao lado da estação Sumaré do Metrô)
Tel.: (11) 3065-4333
E-mail: culturajudaica@culturajudaica.org.br
Site: www.culturajudaica.org.br

Fonte:Centro da Cultura Judaica