Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Prometheus

Prometheus

Publicada em : 03/07/2011

Espetáculo chega ao Teatro Anhembi Morumbi

Inédita no Brasil, a ópera Prometheus, do compositor francês Gabriel Fauré, toma espaço no Teatro Anhembi Morumbi nos dias 2 e 3 de julho. Apresentada pela primeira vez em 1900 ao ar livre, para um público de 10 mil pessoas, a ópera foi feita com uma orquestra de cordas e 15 harpas e contou com a participação de 800 artistas. A versão que chega ao Brasil é uma produção do Núcleo Universitário de Ópera e se baseia na segunda versão de Prometheus, feita entre 1914 e 1917, pelo próprio Gabriel Fauré, um dos principais autores franceses de sua geração.

O Núcleo Universitário de Ópera trabalha na formação artística de estudantes universitários. Com o principal objetivo de desenvolver o potencial dos jovens alunos, todo ano, o NUO realiza duas montagens, que têm grande destaque pela performance diferenciada com que são apresentadas. Em parceria com a Orquestra Sinfônica de São Paulo, o NUO já apresentou 12 produções em um período de cinco anos, recebendo o reconhecimento da crítica e do público.

A ópera Prometheus é uma tragédia lírica em três atos e se baseia no mito grego do semideus que roubou o fogo do Olimpo e o deu aos homens. Por desobedecer as ordens de Zeus, Prometeu foi castigado. Foi preso em um penhasco pelos titãs Hefestos, Bia e Kratos. Lá Prometeu foi condenado a sofrer eternamente: todos os dias uma águia comia partes de seu fígado, que se refazia no dia seguinte. Aos homens, o castigo de Zeus foi enviar a caixa de Pandora que, se aberta, libertaria todos os males da humanidade.

Serviço:
Teatro Anhembi Morumbi - www.teatroanhembimorumbi.com.br
Rua Dr. Almeida Lima, 1198, Mooca
(esquina com Av. Radial Leste - sentido Bairro-Centro)
Telefone: 2872-1457 e 2872-1458
Prometheus
2 e 3 de Julho
Horários: sábados às 20h30 horas e domingo às 18 horas
Inteira: R$ 30,00
Meia entrada para estudantes, aposentados e idosos
Classificação etária: 7 anos
Duração: 75 minutos
Vendas: www.ingressorapido.com.br
Por telefone: (11) 4003.1212
Bilheteria do teatro: de terça a domingo das 14 às 19 horas. Em dias de espetáculo funciona até o início do mesmo.

Fonte:Activa Comunicação