Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Festival Mazzaropi

Festival Mazzaropi

Publicada em : 07/06/2013

TV Brasil vai exibir oito filmes do ator e cineasta Mazzaropi durante dois meses



Começa na próxima sexta, dia 7 de junho, o Festival Mazzaropi. A TV Brasil selecionou oito filmes deste grande ator e cineasta para serem exibidos, um por semana, durante dois meses. Mazzaropi até hoje é considerado um dos grandes atores do Brasil. Utilizou da figura do “jeca” para fazer rir. No total, foram cerca de 30 longas em que ele atuou ou dirigiu.

Para relembrar Mazzaropi, o primeiro clássico a ser apresentado é “Betão ronca ferro”. Entra no ar, na TV Brasil, às 22h30 do dia 7 de junho, sexta-feira. Nesta comédia, com direção de Geraldo Afonso Miranda, Mazzaropi presta uma justa homenagem aos artistas mambembes e ao circo (suas origens), cujos picadeiros ao redor do Brasil, mesmo depois de famoso, nunca deixou de frequentar.

Em “Betão ronca ferro”, Mazzaropi faz o papel de um empregado de um circo pobre que passa a ter o ofício ameaçado depois que sua filha se casa e deixa o mundo dos espetáculos. O título do filme, que tem duração de 100 minutos, faz alusão à revolucionária novela “Beto Rockfeller”, um fenômeno à época (1971).

Já o segundo filme a ser apresentado no dia 14 de junho, também às 22h30, se chama “O corintiano”. Mazzaropi é “Seu” Manuel, um barbeiro fanático pelo Corinthians Paulista, que é capaz das maiores loucuras para torcer pelo seu time do coração: andar com um burro preto e branco, bater boca com torcedores de times rivais, fazer promessas malucas, orações, sofrimento e “xingamentos” na arquibancada.

Os outros seis filmes que vão entrar na grade da TV Brasil semanalmente são: “O Lamparina” (1964), “O Puritano na Rua Augusta” (1966), “O Jeca contra o capeta” (1975), “Zé do Piriquito” (1974), “O Jeca Macumbeiro” (1974), “Jecão, um fofoqueiro no céu” (1977).

Festival Mazzaropi
Estreia no dia 7 de junho - “Betão Ronca Ferro”
Classificação Indicativa: Livre
Horário: 22h30

Fonte:TV Brasil