Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Exposição “A Mágica da Mobilid...

Exposição “A Mágica da Mobilidade”

Publicada em : 04/06/2013

Mostra desafia a criatividade de mais de 150 artistas brasileiros e portugueses em torno de um objeto: uma embalagem antiga de filme Polaroid


O Consulado Geral de Portugal em São Paulo recebe entre os dias 05 a 15 de junho a exposição “A Mágica da Mobilidade” - criação e curadoria do artista plástico português Fernando Durão. A mostra é gratuita e aberta ao público, de segunda a sábado, das 12h às 16h. O trabalho faz parte das comemorações do Ano de Portugal no Brasil.

A ideia da exposição surgiu do olhar de Durão para a produção de outros artistas e para a necessidade e a dificuldade em se transportar obras de arte. “Foi na mobilidade que encontrei a contemporaneidade para criar essa mostra”, conta. Para sua realização, foram convidados mais de 150 artistas plásticos, entre os mais renomados do Brasil e alguns de Portugal, que aceitaram o desafio de criar obras em pequeno formato de 7,5 cm X 10 cm, cujo suporte oferecido foi uma embalagem de filme utilizado no passado por câmeras Polaroid.

“O resultado destas obras apresenta também novos conceitos sobre a compreensão de técnicas, do suporte trabalhado adequado a dimensões e aspectos nunca antes revelados pelos próprios artistas”, explica Durão. Desta forma, será possível verificar durante a mostra todo o tipo de arte como pinturas, desenhos, aquarelas, gravuras, colagens, digigrafias, fotografias entre outras.

Para a mobilidade da exposição, que segue depois para Brasília, as obras são acomodadas em uma mala de viagem com dupla função: guardar e facilitar o transporte. Essa mala também será exibida como parte do conceito da mostra.

Para o Cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, a arte também deve ser lembrada por sua resistência. “Estamos tão habituados a um conceito museológico de exposição que por vezes esquecemos a capacidade da arte em resistir às circunstâncias, incluindo as econômicas, adaptando linguagens, reinventando-se no conceito e na sua manifestação”, conclui.

Serviço:
Exposição A Mágica da Mobilidade
Data: 05 a 15 de junho
Horário: 12h às 16h – segunda a sábado
Entrada Franca
Local: Sala Camões, Consulado Geral de Portugal em São Paulo
Endereço: Rua Canadá, 324 – Jardim América
Acesso para deficientes
Estacionamento conveniado à Rede Park

Fonte:CV&A Consultores em Comunicação