Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Raça estreia em circuito nacio...

Raça estreia em circuito nacional

Publicada em : 13/05/2013

Filme dirigido por Joel Zito Araújo e Megan Mylan sobre igualdade racial estreia nas telas nacionais dia 17 de maio



O documentário longa-metragem “Raça”, do cineasta brasileiro Joel Zito Araújo e da documentarista norte-americana Megan Mylan, ganhadora de Oscar®, chega às telas brasileiras em maio. Além da pré-estreia paulista agendada para o próximo dia 13, para convidados, o filme estreia em circuito nacional no dia 17 de maio – em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.  Numa parceria inédita, os diretores da película doarão a renda obtida pela bilheteria do filme ao Fundo Baobá, entidade voltada à promoção da equidade racial da população negra brasileira e ao apoio a projetos nessa área. “Juntos trabalharemos para que o filme promova uma reflexão nacional sobre a desigualdade racial e a identidade racial do país” – afirma Joel Zito Araújo.

O filme é resultado da amizade entre Joel Zito Araújo e Megan Mylan iniciada na década de 1990. Mas foi em 2004 que surgiu a ideia de dirigirem um filme juntos. Assim surgiu a coprodução “Raça”, entre Brasil e Estados Unidos, filmada de 2005 e 2011.

A obra capta o debate sobre a busca da superação da desigualdade racial no Brasil com cenas inéditas dos bastidores do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal no início deste século. Para registrar esse momento histórico em que o debate racial se tornou constante na mídia e no discurso público, os diretores acompanharam de perto três personalidades negras que estavam – cada uma a sua maneira – na linha de frente dessa batalha pela igualdade. Entre elas, está o senador Paulo Paim  – com seu esforço para sancionar a lei do “Estatuto da Igualdade Racial” no Congresso Nacional, em Brasília. Paim é autor do projeto original que demorou quase uma década para ser aprovado.

O documentário também apresenta a luta de Miúda dos Santos – neta de africanos escravizados e ativista quilombola – pela posse das terras e pelo respeito às suas tradições ancestrais da Comunidade Quilombola de Linharinho, no Espírito Santo. Junto com os moradores da região, Miúda briga contra um gigante do ramo da celulose, a empresa Aracruz.

“Raça” mostra ainda os bastidores da trajetória do cantor, apresentador e empresário Netinho de Paula durante todo o processo de criação e tentativa de consolidar seu canal TV da Gente. Fundado em 2005, no interior de São Paulo, o canal formado majoritariamente por profissionais negros foi idealizado pelo artista.

O filme teve sua primeira exibição como Hors Concours na Mostra Première Brasil, durante o Festival de Cinema do Rio de Janeiro, em outubro de 2012.

*Trailer: http://www.RacaFilme.com/trailer.html

Ficha Técnica – Raça
Documentário
Ano de produção: 2012
104 min/Cor/Scope 2:35/Som stereo 5.1

Realização
Principe Productions e Casa de Criação Cinema

Apresentando
Elda Maria dos Santos (Miúda)
Jose de Paula Neto
Paulo Paim

Diretores e Produtores Executivos
Joel Zito Araújo
Megan Mylan

Assistente de direção
Luis Carlos Alencar

Editores
Jordana Berg
Megan Mylan

Câmera
Alberto Bellezia
Cleumo Segond
Michael Chin
Pedro Urano

Som
Megan Mylan

Produtor de campo
Mario Furloni

Produtor de finalização
Marcelo Lessa

Apoio/Patrocínio
Fundo Baobá para Equidade Racial
Ford Foundation
Ancine
Petrobras
WK Kellogg Foundation

AGENDA – PRÉ-ESTREIAS E ESTREIAS

Pré-estreias – apenas para convidados(as):
13 de maio – São Paulo
15 de maio – Brasília
20 de maio – Porto Alegre
22 de maio – Salvador

Estreias nas salas do Grupo ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA:

17 de maio de 2013
Rio de Janeiro
São Paulo
Brasília

24 de maio de 2013
Porto Alegre
Curitiba
Florianópolis
Novo Hamburgo

Em datas posteriores:
Salvador
Vitoria
Recife
Belo Horizonte

Fonte:S2Publicom Comunicação Integrada