Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Sansão também faz 50 anos

Sansão também faz 50 anos

Publicada em : 20/03/2013

A mostra ficará aberta ao público até 21 de abril


Mônica, de Mauricio de Sousa, estreou em 1963, já agarrada ao seu coelhinho. Sansão, nome escolhido por leitores em um concurso realizado na revista da personagem, em 1983, não vive sem a dentuça, assim como ela não vive sem ele.

Por isso, como parte das comemorações do cinquentenário da Mônica, acontecerá no Salão de Atos, do Memorial da América Latina, em São Paulo, a exposição "Sansão também faz 50 anos".

São mais de 70 desenhistas de todo o Brasil que enviaram sua versão do Sansão e que vão alegrar filhos, pais e avós que também viveram essa história.

"Faltavam personagens femininas em minha turminha. Cebolinha, Franjinha, Titi e os outros eram baseados em amigos de minha infância. Aí, vi a Mônica brincando com seu coelhinho, a Magali comendo melancia e a Mariângela quietinha e meiga, que depois virou a Maria Cebolinha. Portanto, já criei a Mônica com seu coelho, que era amarelo e não azul como nos quadrinhos. Depois, ele nunca mais a abandonou", explica Mauricio de Sousa.

Esse meio século de uma garotinha que permanece com seus sete anos de idade merecerá diversas comemorações em 2013. Começou com a homenagem em cima do trio elétrico de Claudia Leitte no carnaval de Salvador, quando a artista dançou com a turminha e cantou a música "Mulher Menina", que compôs para a personagem. E vem muito mais por aí.

"A alegria e o privilégio de sediar uma exposição dessa grandeza é maior ainda porque coincide com o aniversário também do Memorial da América Latina", destaca o cineasta João Batista de Andrade, diretor-presidente do Memorial da América Latina.

A curadoria da mostra é do cartunista JAL, que vem organizando exposições temáticas com cartunistas brasileiros, chamadas de "flash expos" e que têm repercutido, inclusive, internacionalmente.

Aproveite, pois a Mônica só largou seu inseparável coelhinho porque, depois de tantos nós em suas orelhas, ele merece uma exposição e muito mais.

Serviço:
Data: De 26 de fevereiro a 21 de abril
Abertura: 26 de fevereiro, às 13h
Local: Memorial da América Latina - Salão de Atos
Endereço: Avenida.Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda - SP
Telefone: (11) 3823 4600

Fonte:Way Comunicações