Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Aldeia dos Ventos

Aldeia dos Ventos

Publicada em : 06/02/2013

Montagem, dirigida por Deto Montenegro, faz parte do Projeto Maturidade


Um dos principais espetáculos do repertório de Projetos Sociais da Oficina dos Menestréis será apresentado em curta temporada durante o mês de fevereiro: o musical “Aldeia dos Ventos”, de Oswaldo Montenegro, com direção de Deto Montenegro. A montagem – que estreou em dezembro passado e agora ganha mais quatro sessões, a partir do dia 16 (sábado), às 21h – integra a programação do Projeto Maturidade. O palco do Teatro Dias Gomes vai receber um elenco formado por 39 atores com idade acima de 50 anos, reforçando a marca registrada da oficina de promover de inclusão social por meio das artes.

Além dos menestréis veteranos, a montagem vai contar com dois atores convidados, todos acompanhados por músicos que tocarão ao vivo. 

Maturidade - O Projeto Maturidade nasceu de um desejo antigo da direção da Oficina dos Menestréis, que desde 2003 investe em projetos de inclusão social adaptando seu treinamento artístico para deficientes físicos (cadeirantes), deficientes visuais e crianças menos favorecidas. Com o objetivo de ampliar e desenvolver a inclusão social por meio da arte, em 2006 Deto Montenegro iniciou um curso montagem, específico e beneficente para um grupo da terceira idade, adaptando o método de treinamento e posteriormente o musical “Noturno”, de Oswaldo Montenegro.

Em 2012 o Projeto Maturidade chega à sua sétima edição trazendo na bagagem um repertório com a realização dos musicais “Noturno – Maturidade”, “Good Morning – SP - Maturidade”, “Banquete da Vida - Maturidade” e “A Mansão de Miss Jane – Maturidade”. Deto Montenegro comenta a importância do projeto: “o teatro é a arte do encontro, e este encontro com a maturidade é a urgência do tempo presente, esboçando um caminho futuro de muita arte, diversidade e encantamento”.

Para Deto Montenegro, montar Aldeia dos Ventos com atores acima de 50 anos é algo natural. “Faço condicionamento artístico das pessoas. Não tenho a pretensão de formar um ator, mas sim de dar às pessoas a chance de desenvolver seu instinto para o teatro”, explica.

Elenco – Como o objetivo da Oficina dos Menestréis não é de formar atores profissionais e sim despertar a “alma” do menestrel em profissionais de todas as áreas por meio de treinamento artístico, o Projeto Maturidade reúne um grupo de pessoas de várias áreas. Há empresários, aposentados, donas de casa, profissionais liberais, professores, comerciantes. Porém, há casos como o da assistente administrativa Andréa Mendes Navarro, de 75 anos – que integra o Maturidade desde a primeira turma em 2006 – constantemente convidada para fazer filmes publicitários. 

Sinopse - Reunindo no palco atores, bailarinos, cantores e músicos, “Aldeia dos Ventos”, de Oswaldo Montenegro, é uma fábula que trata do conflito entre a lógica e a mágica. O rei (a lógica) de um país morre. A princesa Desirée, entristecida, sai em busca do Reino dos Mortos, tentando encontrar seu amado rei. Durante a jornada ela encontra um carroceiro (a mágica), e pede para que ele a acompanhe nessa busca. Passam, então, pelo País das Bruxas, País das Atrizes, País dos Desajeitados e Felizes, País dos Apressados, entre outros, em busca do rei.

Quando finalmente o encontram, Desirée, encantada com a vida do Carroceiro, já não sabe mais o que ama: a lógica ou a mágica. Leve e bem-humorado, o musical retrata a típica relação cordial e sem paixão em confronto com as possibilidades arriscadas e fascinantes que o “novo” oferece. Além da montagem teatral, o espetáculo foi gravado em disco, com a participação de importantes nomes da MPB.

FICHA TÉCNICA
Músicas e Textos: Oswaldo Montenegro
Adaptação e direção: Deto Montenegro
Assistência de Direção: Michel Previtalli
Assistência de Coreografia: Evelyn Klein
Assistência Musical: Paulinho Dias
Coreografias: Candé Brandão, Evelyn Klein e Michel Previtalli
Participação Especial: Tchello Palma e Carolina Rainato
Convidados: Paulinho Dias, Yan Montenegro, Marcio Guimarães, Cibele Espanhol, Igor Pires
Equipe: Vera Lucia Gonçalves
Figurinos: Anne Ramos e elenco

SERVIÇO
Dias 16, 17, 23 e 24 de fevereiro
Horários: Sábados às 21h e domingos, às 20h
Classificação: 10 anos
Duração: 60 minutos
Ingressos promocionais no valor de  R$20,00, com apresentação da carteirinha da Oficina dos Menestréis, que pode ser impressa pelo site: www.oficinadosmenestreis.com.br

TEATRO DIAS GOMES
Rua: Domingos de Morais, 348, Vila Mariana. Estação Ana Rosa do Metrô - Tel: 5575-7472

Fonte:Sylvio Novelli - Assessoria em Comunicação