Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Arte Contemporânea Brasileira

Arte Contemporânea Brasileira

Publicada em : 15/06/2011

Exposição traz 21 obras de dez artistas brasileiros selecionados pelo Museu para possível incorporação ao acervo através de Edital junto ao Ministério da Cultura

A exposição Arte Contemporânea Brasileira é o resultado da seleção feita pelo MAC USP para participar do Edital Procultura de Estímulo às Artes Visuais (edição 2010) do Ministério da Cultura, com o objetivo de atualizar seu acervo com a produção recente de dez artistas brasileiros. A escolha do museu recaiu sobre artistas de várias gerações e com marcada atuação, não apenas em São Paulo e Rio de Janeiro, mas igualmente, em outras cidades do país. “Agindo desta maneira, o MAC USP busca sinalizar para uma política de aquisições que transcenda o paroquial e, ao mesmo tempo, chame a atenção para a potência criativa de outros centros artísticos brasileiros” afirma Tadeu Chiarelli, diretor do museu.

A escolha também partiu da ideia que o eixo para a ampliação do acervo é a própria coleção do MAC USP. Assim, foram selecionados artistas que exploram o diálogo entre imagem e palavra, por exemplo, uma vez que o acervo possui muitas obras que mesclam e transitam de forma produtiva entre os territórios outrora marcadamente distintos da literatura e das artes plásticas. Outro aspecto importante é enfatizar o papel do artista como um editor da realidade proposta pelos meios de reprodução de imagens, outra questão também pertinente à coleção do museu. Em várias obras da exposição o artista se apropria de imagens já prontas e, combinando-as de acordo com sua subjetividade, traz novos significados para o nosso cotidiano.

As 21 obras expostas são de autoria dos artistas Jonathas de Andrade, Elida Tessler, Luiz Braga, Hudinilson Junior, Emmanuel Nassar, Alfredo Nicolaiewsky, Paulo Gomes, Ana Teixeira, Marcelo Silveira e Rosângela Rennó. Com esta mostra, o MAC USP espera proporcionar ao público momentos de reflexão sobre a situação de parte da arte brasileira atual enquanto aguarda – não sem ansiedade – os resultados do Edital Procultura de Estímulo às Artes Visuais.

Serviço
Curadoria Equipe MAC USP
Abertura 16 de junho
Encerramento 11 de setembro / 2011
Funcionamento terças e quintas das 10 às 20; quartas, sextas, sábados, domingos e feriados das 10 às 18 horas. Fechado às segundas.
Local MAC USP Cidade Universitária
Rua da Praça do Relógio, 160
Telefone 11 3091.3039
Educativo 11 3091.3328
Entrada franca
www.mac.usp.br

Fonte:MAC USP – Imprensa e Divulgação