Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Espetáculo Gardênia

Espetáculo Gardênia

Publicada em : 10/06/2011

A peça retrata o amor de juventude

Gardênia é livremente inspirada em “O Amor nos Tempos do Cólera” de Gabriel García Márquez. Num cenário virtual, articulado com dez retroprojetores, a platéia acompanha a história de Fermina Daza e Florentino Ariza. O amor de juventude; suas vidas apartadas; o reencontro na velhice.

Livremente inspirada em “O Amor nos Tempos do Cólera”, Gardênia foi artesanalmente construído. Cada elemento, cada palavra e gesto foi escolhido de forma cuidadosa no intuito de transpor ao palco, se não o mesmo deleite da leitura de um universo rico de imagens e sensações como o de García Márquez - já que a leitura, viagem solitária, abarca outros prazeres - uma cena firmada na palavra, na construção poética, na sensibilidade da fala, que evoca o prazer da simplicidade da narrativa, da poesia falada, da imagem desenhada, colorida de uma primeira sensação, evocando uma primordial emoção: de pertencimento da obra.

Sim, pois a proximidade com o público, o ator que conta uma história, a confusão proposital entre ator e personagem, a metamorfose composta a olhos vistos, a utilização de tecnologia simples, operada a frente do público, acaba por fazer com que o espectador se aproprie do que vê, participando da história presentificada pela palavra bem-dita.
Dois atores, dez retroprojetores e uma vitrola. O público disposto em um corredor acompanha a construção da história de Fermina Daza e Florentino Ariza. O amor de juventude; suas vidas apartadas; o reencontro na velhice.

Serviço
Teatro João Caetano
Rua Borges Lagoa, 650
(Próximo ao Metrô Santa Cruz)
Tel : 5573-3774
De 27 de maio a 26 de junho de 2011
Horários:
Sexta e Sábado às 21h
Domingo às 19 HORAS
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00

Fonte:El Otro Núcleo de Teatro