Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ O Fio das Missangas do autor m...

O Fio das Missangas do autor moçambicano Mia Couto

Publicada em : 09/06/2011

Diretores discutem e pesquisam os conflitos do ser humano “auto-(in)suficiente”

Após pesquisas dentro do grupo Folias D’Arte, os atores Bruna Bressani e Pedro Lopes unem-se para dirigir um projeto baseado na obra “O Fio das Missangas”, do premiado autor moçambicano Mia Couto. A peça tem título homônimo ao livro que reúne 29 contos curtos, dos quais sete foram selecionados pelos diretores para a composição da dramaturgia.

A proposta, intencionalmente, aproveita o diálogo que se estabelece entre a escrita moçambicana e a encenação brasileira para provocar uma reflexão acerca dos fatores de aproximação e distanciamento entre as ex-colônias de Língua Portuguesa espalhadas pelo mundo. Enquanto temática, o conflito baseia-se, de um lado, na sutileza dos mecanismos de opressão presentes na sociedade contemporânea. De outro, no indivíduo despido de representatividade e, portanto, convertido em uma ilha de si mesmo.

Os contos de Mia Couto são um rico material de abordagem na medida em que criam, com grande liberdade poética, histórias fantásticas nas quais as personagens, condenadas ao abandono, encontram forças nestas circunstâncias, em vez de conformismo e sofrimento. Segundo as palavras do próprio autor, “onde nada se passa, tudo pode acontecer”.

Serviço
FUNARTE – Fundação Nacional de Artes.
Alameda Nothmann, 1.058 – Santa Cecília. Tel.: (11) 3662-5177
Estreia: 10/06/2011
Horários: sextas e sábados às 21h30 e domingos às 20h30
Temporada de 10 de junho a 03 de julho de 2011
Ingressos: R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (meia-entrada)
Sala Carlos Miranda - 64 LUGARES. Bilheteria aberta 1h antes do espetáculo.
Duração: 90 minutos
Recomendado para maiores de 14 anos

Fonte:Assessoria 'O Fio das Missangas'