Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Romero Brito na USP

Romero Brito na USP

Publicada em : 10/08/2012

O artista é conhecido internacionalmente por utilizar formas geométricas e cores vibrantes em suas obras


Obras recentes do artista pernambucano Romero Britto, radicado nos Estados Unidos, compõem a mostra do Espaço Cultural do Hospital Universitário na USP, em comemoração aos 31 anos da instituição.

O artista é conhecido internacionalmente por utilizar formas geométricas e cores vibrantes em suas obras. A exposição terá 35 quadros, entre peças de acrílico sobre tela, esculturas, gravuras, pôsteres e giclês, segundo o curador Antonio Carlos Cavalcanti Filho.

Inusitada, polêmica, badalada. Adjetivos não faltam para classificar a obra de Romero Britto, referência internacional do cubismo. As criações do brasileiro combinam elementos do cubismo, da arte pop e do grafite. “Seu trabalho se identifica com os ícones do pop art Andy Warhol, Roy Lichtenstein e Keith Haring e tem influências das vanguardas do cubismo histórico de Pablo Picasso, Joan Miró e Henri Matisse”, diz Roberta Britto, representante oficial do trabalho do artista.

Para a superintendente do HU, professora doutora Sandra Grisi, poder expor as obras de Romero Britto no Espaço Cultural HU é uma conquista do projeto Arte Cura, trazida por Ivald Granato, presidente do Grupo G-Onze. “A arte de Romero Britto vem de encontro ao projeto idealizado por Ivald Granato para o hospital, pois ele intitula sua obra como Arte da Cura. A arte tem importante função de auxílio terapêutico e, cada vez mais os serviços de saúde abrem suas portas para atividades artísticas, resultando em um ambiente humanizado e promovendo bem-estar para pacientes e para quem trabalha com doenças”, explica a professora Sandra.

Artista do retrato da infanta Leonor e dos Reis Juan Carlos e Sofía, Britto realizou interpretações de figuras políticas, da nobreza e artistas. O brasileiro também criou o monumento The big apple, que simboliza a cidade de Nova York no aeroporto John F. Kennedy e recriou a pirâmide de Gisé em plenário no Hyde Park em Londres.

Serviço
Espaço Cultural HU - Av. Dr. Lineu Prestes, 2.565 – Cidade Universitária. Informações: (11) 3091-9475 - www.hu.usp.br
Temporada: até 6 de setembro
Ingresso: gratuito
Horário: segunda a sábado, das 8h às 19h 

Fonte:Singular Comunicação