Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Canteiro

Canteiro

Publicada em : 03/06/2011

Livremente inspirado no romance “Viva o povo Brasileiro!”, o espetáculo é o primeiro de uma trilogia em homenagem aos milhões de heróis brasileiros

O espetáculo “Canteiro” coloca em cena as diversas fomes do chamado “homem comum”. No horário de almoço, em um canteiro de obras, trabalhadores de um canteiro de obras estabelecem um divertido jogo teatral para falar sobre a possibilidade de se escolher o que se come, sobre a fabricação de alguns dos heróis da história oficial, sobre os anônimos heróis do povo, sobre o conhecimento que não se encontra nos livros, sobre a violência e sobre a sede por justiça. Através das histórias servidas ao público, histórias feitas a partir de “Viva o Povo Brasileiro”, a Cia dos Inventivos homenageia os milhões de heróis brasileiros que constroem, diariamente, este País.

Dirigida por Edgar Castro “Canteiro” é o resultado de uma investigação cênica realizada durante sete meses a partir da obra de João Ubaldo, e integra o projeto “Viva o povo brasileiro!”, que tem como proposta apresentar três espetáculos e realizar quatro encontros trimestrais, para discutir os caminhos estéticos do Teatro de rua (Escambos Estéticos). A dramaturgia de “Canteiro” foi construída durante o processo, quando a Cia dos Inventivos mapeou algumas das dinâmicas eivadas de contradição presentes nas paredes excludentes da senzala, apropriando-se de quatro episódios da obra de João Ubaldo: o caboco Capiroba, o barão Perilo Ambrósio, nêgo Leléu e Feliciano. A voz que ouvimos em “Canteiro”, a primeira montagem das três que serão realizadas, é tão somente a voz dos “comedores de resto”.

Serviço
Onde: Engenho Teatral
Endereço: Rua Monte Serrat,230 - Tel: 11 5514-6435 / 11 5890-0507 - Metrô Carrão
Data: 4 e 5 de Junho às 16hs
Indicação: Livre
Apresentação Gratuita

Fonte:Moretti Comunicação