Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Cinema com o pé na estrada

Cinema com o pé na estrada

Publicada em : 05/06/2012

O grande destaque é a seleção de filmes brasileiros recentes que dialogam com o gênero


ON THE ROAD
06 a 24 de junho de 2012

Pegando carona no lançamento de Na estrada, novo longa-metragem de Walter Salles, adaptado do romance do escritor Jack Kerouac, a Cinemateca apresenta neste mês um ciclo de filmes dedicado aos road movies (filmes de estrada), gênero narrativo frequentemente associado ao cinema americano e ao universo da contracultura dos anos 1960, cujo marco fundamental é Sem destino, de Dennis Hopper.

Ainda que seja uma das expressões mais genuínas da cultura americana, o road movie lançou-se para outras cinematografias, servindo aos mais diferentes propósitos estéticos e narrativos. É dentro deste espírito que a Cinemateca promove a mostra ON THE ROAD, reunindo desde clássicos como o longa de Hopper até uma série de produções brasileiras recentes.

Filmes de Agnès Varda, Wim Wenders, David Lynch, Jean-Luc Godard, Manoel de Oliveira, Jim Jarmusch, Pablo Trapero, entre outros, compõem a programação ao lado de vários longas nacionais dos anos 2000, captando certa predileção do cinema brasileiro atual por esta forma narrativa. Obras como Diários de motocicleta, de Walter Salles, Cinema, aspirinas e urubus, de Marcelo Gomes, Viajo porque preciso, volto porque te amo, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, Árido movie, de Lírio Ferreira, Estrada para Ythaca, de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diogenes, Ricardo Pretti, A última estrada da praia, de Fabiano de Souza, A fuga da Mulher Gorila, de Felipe Bragança e Marina Meliande, e Além da estrada, de Charly Braun, se apropriam do gênero de forma original, e dentro dos mais diferentes objetivos artísticos.

A seleção de filmes brasileiros completa-se com os clássicos Iracema – uma transa amazônica, de Jorge Bodanzky e Orlando Senna, e Bye bye Brasil, de Carlos Diegues, e ainda inclui o raro O mentiroso, paródia ao gênero dirigida por Werner Schünemann no final dos anos 1980. Além da programação de longas, a Cinemateca também abre espaço para o curta-metragem. O projeto CURTA CINEMATECA exibe durante todo o mês curtas brasileiros inspirados pelos road movies.

CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207 próxima ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
www.cinemateca.gov.br
Ingressos: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada)
Maiores de 60 anos e estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação de documento.  

Fonte:Cinemateca Brasileira