Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Uma longa viagem: hoje nos cin...

Uma longa viagem: hoje nos cinemas

Publicada em : 11/05/2012

No Festival de Paulínia recebeu o Prêmio da Crítica de Melhor Documentário, além dos prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator (Caio Blat), Melhor Direção de Arte, Prêmio do Júri Popular e Prêmio Estudantil no Festival de Gramado

A história de três irmãos que viveram a radicalidade dos anos 70. A linha dramática é dada pela vida do caçula, que vai para Londres em 1969, enviado pela família para não entrar na luta armada contra a ditadura no Brasil, seguindo os passos da irmã. Durante os nove anos em que viaja pelo mundo, ele escreve cartas.

O documentário mostra os anos loucos, quando drogas, misticismo e rock’n’roll andavam juntos pelas estradas mundo a fora. Contrapondo-se às cartas, os comentários em off da irmã e diretora, Lúcia Murat, presa política que virou cineasta e hoje viaja pelo mundo, num processo inverso ao do irmão que, de viajante livre, foi obrigado a enfrentar diversos problemas.

Uma longa viagem trabalha, também, sobre a memória, não só pela forma como é feita a investigação, mas sobre o motivo do filme: a morte do terceiro irmão, o ponto de equilíbrio entre eles.

Fonte:Alessandra Guidoni