Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ 2Mundos no Teatro Sérgio Cardo...

2Mundos no Teatro Sérgio Cardoso

Publicada em : 03/05/2012

Peça estreia dia 12 de maio


2MUNDOS é um projeto de Dança-Teatro inspirado no universo da cultura surda. Ele foi concebido e realizado pela criadora e intérprete Mariana Muniz sob a supervisão geral do diretor Eduardo Tolentino de Araújo. 

A dramaturgia do espetáculo é baseada na construção de cenas elaboradas no corpo da bailarina e atriz, que comunicam o universo imaginário, produzido pela pesquisa da relação entre o silêncio e os sentidos simbólicos das linguagens da dança e do teatro, em diálogo com a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

No contexto social dos surdos, o gesto corporal é a mais importante maneira de comunicação e o espetáculo faz convergir a LIBRAS com a dança e o teatro, pelos dois aspectos essenciais na elaboração cênica: comunicação e arte.

2MUNDOS é também um projeto que surge do desejo de dialogar artisticamente, ouvindo gestos e movimentos para criar imagens e apreender sons onde o silêncio nos convida a considerar o ato de ler como um modo de ouvir.

“Pensar as artes cênicas nessa intersecção Dança - Teatro nos permitiu olhar para a potência expressiva do gesto. Podemos nos comunicar tranquilamente através da palavra falada, mas quando diante de uma situação limite, de grande tensão ou emoção, as palavras não bastam e gesticulamos; e, assim nos comunicarmos com mais sinceridade em relação ao que pretendemos expressar”, fala Mariana Muniz sobre o espetáculo que dá continuidade à pesquisa da Cia. que leva seu nome sobre as intersecções entre dança e teatro, movimento e palavra, poesia e dança, numa exploração radical da comunicação através do corpo/voz.

Para a Cia. Mariana Muniz pesquisar uma língua complexa e estruturada como é a LIBRAS, subvertê-la e explorá-la artisticamente em suas possibilidades lexicais e em sua sintaxe, é fazer poesia no espaço e no tempo, buscando algo que sirva como ponte entre o universo de ouvintes e de não ouvintes.

Serviço:
Data: dias 12 , 13, 19 e 20 de maio – sábados e domingos
Horário: 19h
Preço: R$ 15,00 / meia entrada R$ 7,50
Recomendação: Livre
Capacidade: 144 lugares
Duração: 50 minutos
Local: Teatro Sérgio Cardoso - Sala Paschoal Carlos Magno - Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista - Telefone: 11 3373.7220
Horário de funcionamento da bilheteria: de quarta a domingo, das 15h às 19h.

Ficha Técnica
Supervisão Geral: Eduardo Tolentino de Araújo
Concepção, interpretação e dramaturgia: Mariana Muniz
Direção: Cláudio Gimenez
Assessoria Técnica em LIBRAS e imagens projetadas: Carlos Avelino de Arruda Sampaio
Música Original: Ricardo Severo
Figurino: Tânia Marcondes
Iluminação: Ricardo Bueno
Projeto Gráfico: Paula Viana
Registro Videográfico: Osmar Zampieri
Fotos: Cláudio Gimenez
Assessoria de Imprensa: Flavia Fusco
Produção: Cria da Casa (Cybelle Young e Priscila Wille)
Assistente de Produção: Michelle Karine
Agradecimentos Especiais: Maria Lúcia Lee, Alexandre de Freitas Guimarães e Carlos Martins e às Estagiárias: Tatiana Saltini e Luzia Bugno.

Fonte:Flavia Fusco Assessoria e Comunicação