Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ \'Joana d’Arc\' - A Virgem de ...

'Joana d’Arc' - A Virgem de Orleans

Publicada em : 01/06/2011

Cia. Teatro do Incêndio estreia “Joana d’Arc”, texto inédito de Schiller em língua portuguesa, no Bibi Ferreira

A Cia. Teatro do Incêndio apresenta a história de “Joana d’Arc”, a guerreira herética tornada santa e mito, que há séculos atrai e fascina multidões. O texto do alemão Friedrich Von Schiller, de 1801, foi traduzido por Mario Vitor Santos especialmente para esta encenação, cuja direção leva a assinatura de Marcelo Marcus Fonseca.

A peça traz uma visão particular da trajetória da heroína francesa, cognominada de a “Virgem de Orleans”, que foi acusada, julgada e queimada viva por heresia: na obra de Schiller, ela é perdoada em vida e tem uma morte gloriosa no campo de batalha. A obra é um dos maiores sucessos de Schiller como dramaturgo, projetando o autor como um dos maiores expoentes do Romantismo alemão. Nela, o autor recria poeticamente a história para fazer uma reflexão sobre guerra, paz, fé e amor. Ao concluir a obra, Schiller a enviou a Goethe e este lhe escreveu: “Devolvo-lhe a obra com meu agradecimento; é tão bela e tão boa, que não tenho com que compará-la.”

A montagem do grupo para a saga romântica da camponesa semiletrada que libertou a França reúne 20 atores em cena e uma trupe de renomados profissionais do teatro brasileiro. A atriz Liz Reis interpreta a protagonista transitando entre a pureza, a dúvida amorosa e a vingança, os traços da humanidade da Joana D’Arc de Schiller. “Não se trata de representar, mas de aceitar Joana em mim”, diz a atriz, que dirige a companhia ao lado do encenador.

Serviço
Espetáculo: “Joana d’Arc”
Local: Teatro Bibi Ferreira - www.teatrobibiferreira.com.br
Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 931 – Tel: 3105-3129
Temporada: quartas e quintas - às 21 horas – Até 4 de agosto
Ingressos: R$ 50,00 (antecipados: www.ingresso.com, 3105-3129) - Gênero: Drama
Duração: 150 min – Estacionamento conveniado: R$ 10,00.

Fonte:Verbena Comunicação