Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Casa dos Açores expõe sua hist...

Casa dos Açores expõe sua história

Publicada em : 29/03/2012

Açores, Divino Açores - Retratos de um Paraíso Atlântico


A Casa dos Açores de São Paulo em parceria com o Shopping Anália Franco e o Governo da Região Autônoma dos Açores - Portugal realizam de 11 a 23 de abril uma exposição de imagens, vídeos, artesanato e produtos açorianos, além de um "Império" do Divino Espírito Santo, tal como o fazem os ilhéus e descendentes, por ocasião dos festejos anuais, inclusive na cidade de São Paulo.

A exposição contará com a apresentação de grupos musicais vindos dos Açores e do Rio Grande Sul, além de Grupos Folclóricos de São Paulo e Rio de Janeiro que apresentarão danças típicas regionais.

De Santa Catarina virão bordadeiras do bilro, herança que ainda persiste no sul do País, e que ali chegou com os casais açorianos que povoaram a região ao longo do século XVIII, fundando, entre outras tantas, as cidades de Florianópolis e Porto Alegre.

Os visitantes conhecerão ainda detalhes históricos e geográficos das belíssimas ilhas açorianas, classificadas e premiadas por várias entidades internacionais como uma das melhores referências para o turismo mundial, dada a riqueza de seu patrimônio natural, cultural e ambiental.

A exposição conta ainda com informações de interesse histórico cultural, com destaque para a presença e imigração dos Açorianos no Brasil, como uma espécie de tributo à elevada contribuição dos ilhéus para a cultura e formação do povo brasileiro e a proteção e colonização de suas terras.

Descobertas em 1427 pelos portugueses, as nove ilhas do arquipélago constituem um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e do turismo ativo.

Para além de suas belíssimas paisagens naturais, as ilhas oferecem, entre tantas outras atrações, uma excelente e moderna estrutura hoteleira, a saborosa gastronomia regional, campos de golfe, observação de cetáceos, caminhadas e trilhas, surf, pescaria e mergulho, além da tradicional afabilidade do seu povo.

Duas das sete maravilhas de Portugal estão localizadas nos Açores, onde também se pode conhecer e visitar a cultura do chá, única na Europa; a produção do ananás; a manufatura de charutos; a produção de vinhos afamados, termas e fenômenos de origem vulcânica e lagoas de sonho.

Serviço:
11 a 23 de abril
Das 10 às 22h
Shopping Anália Franco - Av. Regente Feijó, 1739
Casa dos Açores - R. Dentista Barreto, 1282 - Vila Carrão - F: 2293-4890
www.casadosacores.com

Fonte:Casa dos Açores