Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Em Dez anos que encolheram o m...

Em Dez anos que encolheram o mundo, Daniel Piza analisa os fatos que marcaram o início deste século

Publicada em : 26/05/2011

Como os fatos da primeira década do século XXI alteraram os rumos do mundo

Todos sabem o que aconteceu no dia 11/9/2001, mas quais foram os desdobramentos dos atentados em Nova York? O que levou a maior potência bélica e econômica do mundo a promover uma verdadeira guerra contra o terrorismo e uma caçada incansável a Osama Bin Laden, o mentor da Al-Qaeda, que assumiu a autoria dos atentados? Quais foram os avanços do Brasil nos anos do governo Lula? Por que o país passou a ser considerado hoje um dos mais promissores do planeta? Como o genoma mudou a forma de compreender o ser humano? De que maneira, o comportamento das pessoas foi afetado pelos avanços tecnológicos? Quais foram os principais resultados obtidos nos esportes e como isso incentiva a prática das diversas modalidades? Essas e outras questões são respondidas e analisadas por Daniel Piza em Dez anos que encolheram o mundo.

Para melhor compreensão, o autor dividiu sua análise em cinco grandes temas: política e economia, cultura e comportamento, ciência e tecnologia, meio ambiente e metrópoles e esportes. Entre outros assuntos, ele aborda a influência das inovações na tecnologia da informação para as mudanças na maneira de ver, entender e atuar no mundo, constatando que praticamente todas as profissões sofreram, de uma forma ou de outra, mudanças em seu modus operandi. Por outro lado, com as novas tecnologias, as distâncias tornaram-se praticamente inexistentes, daí o encolhimento do mundo.

Em dez anos que encolheram o mundo, Piza, além de fazer uma retrospectiva dos grandes acontecimentos que marcaram a história de janeiro de 2001 a dezembro de 2010, analisa o que ocasionou o fato, o seu desenrolar e as consequências desencadeadas a partir dele, levando o leitor à reflexão e, consequentemente, à sua própria análise. Uma obra importante para quem vê o mundo de maneira crítica, mas principalmente para aqueles que, em função da correria no dia a dia, não conseguiram acompanhar nem entender tudo o que de mais relevante aconteceu no planeta nesse início de século, ditando os rumos da humanidade.

Fonte:Leya