Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Ana Botafogo estreia em São Pa...

Ana Botafogo estreia em São Paulo

Publicada em : 16/02/2012

Peça conta a história de Nise da Silveira, uma das mulheres brasileiras mais importantes do século XX

Depois de criar vários métodos alternativos de tratamento psiquiátrico, como pintura, escultura e modelagem, em detrimento dos tratamentos de choques elétricos e confinamento em clínicas, Dra. Nise da Silveira se destacou na história brasileira da psiquiatria. Com base nos trabalhos artísticos realizados pelos pacientes, Dra. Nise conseguiu traduzir o universo inconsciente, a partir de um estudo profundo das expressões simbólicas das pinturas de cada um.

O espetáculo multimídia une teatro, dança, video, canto e pantomima, com a projeção de pinturas do Museu de Imagens do Inconsciente dos pacientes de Dra. Nise. A cada dia, são apresentadas três danças, num total de sete. Desta forma, o mesmo espetáculo não é repetido. A trilha sonora original é executada ao vivo pelo pianista João Carlos Assis Brasil.

Para o Dr. Edson Pinto, diretor da Edson Pinto Advogados, e patrocinador do espetáculo, “não há como não colaborar com este trabalho artístico desafiador de Ana Botafogo e toda a equipe, ao traduzir os momentos importantes da vida de Nise da Silveira, que uniu a psiquiatria e a arte em direção ao humanismo”.

Esta temporada paulista celebra os 60 anos do Museu de Imagens do Inconsciente, criado por Nise da Silveira, que teve origem nos ateliês de pintura e de modelagem da Seção de Terapêutica Ocupacional do Centro Psiquiátrico Pedro II, no Rio de Janeiro, em 1946.

Serviço
Nise da Silveira – Senhora das Imagens
Local: Teatro Eva Herz - Livraria Cultura | Conjunto Nacional - Avenida Paulista, 2.073 - Bela Vista - São Paulo/SP
Temporada: de 01 de fevereiro a 29 de março de 2012, Quartas e Quintas, às 21h
Fone bilheteria: 11 3170-4059 Site: www.teatroevaherz.com.br e www.ingresso.com
Capacidade: 168 lugares (Quatro espaços para cadeirantes) Duração: 1h30 min
Classificação: a partir de 16 anos
Ingresso: R$50,00. Meia-entrada para estudantes, idosos, professores da rede pública de ensino e portadores de necessidades especiais
Horário de atendimento da bilheteria: de Terça a sábado: das 14h às 21h e domingos: das 12h às 19h.

Fonte:Holding Comunicações