Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Para visitar no aniversário de...

Para visitar no aniversário de São Paulo

Publicada em : 24/01/2012

Espaços funcionarão normalmente no dia 25 de janeiro

Reabertos em dezembro do ano passado, após restauro iniciado em 2008, o Solar da Marquesa de Santos, o Beco do Pinto e a antiga Casa nº 1, que agora sedia a Casa da Imagem, funcionam normalmente no dia 25 de janeiro e são opções de lazer para os paulistanos que optarem por celebrar a data visitando o Centro da cidade.

No Solar da Marquesa, está em cartaz a exposição “A Marquesa de Santos: uma mulher, um tempo, um lugar”. No piso térreo, o visitante encontra referências ao espaço urbano, com foco na antiga Rua do Carmo (ou Rua de Santa Tereza) e arredores. No piso superior, a exposição propõe uma associação entre os cômodos da casa e seu uso residencial – com espaços sociais e espaços internos – no tempo da Marquesa de Santos, que a comprou em 1834 e onde viveu até morrer, em 1867.

A Casa da Imagem, novo espaço museológico da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta a exposição “Guilherme Gaensly: fotógrafo cosmopolita”, que marcou a inauguração do local. Muitos conhecem o trabalho deste fotógrafo, mas poucos são aqueles que conhecem a exata dimensão de sua importância para a iconografia da cidade de São Paulo. Com curadoria de Rubens Fernandes Junior, esta exposição coloca luz sobre o mais importante conjunto de fotografias produzidas ao longo de três décadas – entre 1890 e 1920 – momento em que a cidade radicalizou sua transformação urbana.

A Casa da Imagem ainda oferece uma sala de consulta destinada a pesquisadores interessados em acessar o banco de dados do Acervo Iconográfico, especializado no processo de desenvolvimento urbanístico e arquitetônico da cidade de São Paulo.

No Beco do Pinto, importante passagem histórica, segue em cartaz a instalação “NO AR”, da artista Laura Vinci. A instalação de forma fluida, através de seu sistema de vapores e de suas variações sutis, transformará continuamente os espaços do Beco do Pinto, propondo um jogo em que os visitantes serão estimulados a descobrir novas configurações na névoa.

A passagem do tempo é tema recorrente na obra da artista paulista. Trabalhos com produtos orgânicos que se modificavam naturalmente ao longo de uma exposição e outros que tratam dos processos de transformação do estado da matéria já fizeram parte de sua consagrada produção. Sua obra também se destaca por estabelecer um diálogo com o espaço no qual se insere. Essas características sublinham a instalação criada para o Beco do Pinto, onde a artista instaura ainda uma delicada poética sobre um tempo em suspensão.

Até o momento, o complexo formado pelo Solar da Marquesa de Santos, Beco do Pinto e Casa da Imagem já recebeu 14.620 mil visitantes.

Serviço:

Solar da Marquesa de Santos
Endereço: Rua Roberto Simonsen, 136-A – Centro. Tel. 11 3105-6118
Próximo da estação Sé do Metrô.
Funcionamento:
terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada gratuita - Ambiente acessível
www.museudacidade.sp.gov.br

Exposição: A Marquesa de Santos: uma mulher, um tempo, um lugar
Abertura: 19 de novembro, 11h
(exposição permanente / longa duração – 2 anos)

Casa da Imagem
Rua Roberto Simonsen, 136-B – Centro
Próximo da estação Sé do Metrô.
Funcionamento:
terça a domingo, das 9h às 17h.
Entrada gratuita

Exposição: “Guilherme Gaensly, o fotógrafo Cosmopolita”
Abertura: 19 de novembro, 11h
Até 8 de abril de 2012
tel 11 3106 5122
contato.casai@prefeitura.sp.gov.br

Beco do Pinto
Rua Roberto Simonsen, 136-B – Centro
Próximo da estação Sé do Metrô.
Funcionamento:
terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada gratuita

Instalação: NO AR, de Laura Vinci
Abertura: 19 de novembro, às 11h
Até 8 de abril de 2012

Fonte:Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo