Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Pichação em exposição

Pichação em exposição

Publicada em : 23/01/2012

O CCJ recebe mais uma edição do Alameda: Arte de Rua



Com abertura no dia 27 de janeiro, às 20h, a exposição "Exorcidade: O Estranho Mundo da Pichação", dá continuidade ao Alameda: Arte de Rua, projeto que enfoca a arte urbana no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. A proposta desta vez é chamar a atenção dos visitantes às diferentes leituras possíveis sobre o universo da pichação.

Gabriel Kerhart, integrante do grupo Exorcity, diz que os critérios utilizados para organizar a mostra foram rigorosos: "O objetivo da exposição é criar, através de identidades de estruturas entre as diferentes etapas da evolução da grafia, uma espécie de gráfico, ou melhor, constelação, onde possam dialogar vários períodos da história da escrita num mesmo espaço, no caso, num mesmo muro", explica.

Desta forma, a exposição oferece um parâmetro que vai desde o advento das primeiras formas de escrita até a era digital e estabelece uma relação entre o universo da pichação com eventos de repercussão mundial como, por exemplo, o ataque às Torres Gêmeas no dia 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque, Estados Unidos.

A organização é do grupo Exorcity, criado em 1988 entre Osasco e Pirituba. "Fruto de uma organização espontânea de jovens inquietos com a vontade de representar uma idéia em comum, algo que fosse além da vaidade, do interesse ou do ibope pessoal", conta Kerhart. "As pessoas andavam juntas, não fazia sentido cada uma escrever seu próprio nome ou apelido, era preciso um signo que unificasse e fortalecesse todos", completa.

Serviço: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – alameda. Zona Norte. Abertura: dia 27, 20h. De 28/1 a 13/4. 3ª a sáb., das 10h às 20h. Dom. e feriados, das 10h às 18h. Grátis

Fonte:Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo