Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Caixa Cultural SP mostra 50 fa...

Caixa Cultural SP mostra 50 faces da discriminação sexual

Publicada em : 20/05/2011

A mostra fotográfica “Condenados – no meu país, minha sexualidade é um crime” é inaugurada na semana do Dia Internacional de Combate à Homofobia

A CAIXA Cultural São Paulo inaugura, neste sábado (21), às 11h, a exposição “Condenados - no meu país, minha sexualidade é um crime”. Esse trabalho é resultado da pesquisa do fotógrafo e jornalista francês Philippe Castetbon, que se baseia na discriminação sexual em diversos países. A exposição insere o Brasil, e a CAIXA, no circuito internacional de localidades como Paris, Aubervilliers, Montpellier, Genebra e Viena, entre outras, onde o projeto já foi realizado. Além disso, demonstra o comprometimento e preocupação com os direitos humanos no país e no mundo. A entrada é gratuita e o evento visa reforçar o respeito aos direitos humanos na semana do Dia Internacional de Combate à Homofobia (17 de maio).

Em sua investigação sociológica, o jornalista francês utilizou-se da web como ferramenta, inscrevendo-se em um site de encontros, escolhido ao acaso. Castetbon viu que era possível contatar homens em quase todos os países, onde a homossexualidade é proibida e condenada pelas leis, e pôde compreender como se conciliam o desejo de encontro e a proibição legal. Notou que muitos se escondem e não mostram seu rosto.

Criando uma relação de confiança, Castetbon conseguiu a cooperação de todos, que cederam suas imagens e depoimentos. A coleção de 50 retratos, acompanhada dos testemunhos e das leis em vigor, foi a forma, encontrada pelo jornalista, de revelar o cotidiano difícil dos homossexuais que vivem em 80 países, nos quais essas relações são condenadas. O medo de ser reconhecido e discriminado, além de perder seus direitos civis e até a própria vida, predomina em todas as histórias.

A exposição reforça o papel social que a arte tem, de provocar discussões e reflexões que contribuam positivamente na formação e desenvolvimento dos cidadãos, melhorias na qualidade de vida e relações tolerância e boa convivência com as diferenças. Historicamente a arte tem sido responsável por inúmeras transformações de comportamento e costumes nas sociedades.

SERVIÇO:
Exposição “Condenados – no meu país, minha sexualidade é um crime”
Abertura para convidados e imprensa: dia 21 de maio, às 11h
Visitação: de 21 de maio a 17 de julho de 2011
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: 14 anos
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
www.caixa.gov.br/caixacultural
www.condenados.com.br

Fonte:Caixa Econômica Federal/ Assessoria de Imprensa Cultural