Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Orquestra Sinfônica Municipal ...

Orquestra Sinfônica Municipal e Coral Paulistano no Auditório Ibirapuera

Publicada em : 20/05/2011

Carlos Moreno será o regente da OSM e Tiago Pinheiro do Coral Paulistano


Dia 22 de maio, às 11 horas, o Auditório Ibirapuera será palco do encontro da Orquestra Sinfônica Municipal com o Coral Paulistano. Carlos Moreno será o regente da OSM e Tiago Pinheiro do Coral Paulistano.

O Coral Paulistano foi criado em 1936, por iniciativa de Mário de Andrade, então diretor do Departamento Municipal de Cultura. A proposta era levar a música brasileira ao Teatro Municipal de São Paulo. Tratava-se de uma idéia de vanguarda, já que a elite paulistana, acostumada aos sotaques da música francesa e da ópera italiana, não dava importância ao movimento nacionalista que contagiava os compositores brasileiros da época.
Marco da história da música em São Paulo, o grupo foi um dos muitos desdobramentos do movimento modernista da Semana de Arte Moderna de 1922. Atualmente, sob a regência de Tiago Pinheiro, o Coral Paulistano procura aliar a técnica da música de concerto às expressões características do universo musical brasileiro.

A trajetória da Orquestra Sinfônica Municipal confunde-se com a história da cidade de São Paulo. O início como Sociedade de Concertos Sinfônicos ocorreu em 1921, apenas 10 anos após a inauguração do Theatro Municipal de São Paulo, mas o conjunto somente foi oficializado em 1939. A partir daquele ano, a OSM passou a desenvolver um programa regular de atividades, incluindo concertos sinfônicos, espetáculos de balé e célebres temporadas líricas. Nos mais de 80 anos de atividade, a Orquestra apresentou-se com alguns dos mais renomados intérpretes e maestros da cena musical nacional e internacional, além de importantes compositores como Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, Respighi e Penderecki.

Serviço:
Data: dia 22 de maio de 2011
Horário: domingo, às 11 horas
Ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada)
Classificação Indicativa: Livre

AUDITÓRIO IBIRAPUERA
Capacidade: 800 lugares
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 2 do Parque do Ibirapuera.
Informações: info@auditorioibirapuera.com.br
Informações: 3629-1014 - Priscila/ 3629-1075
Site: www.auditorioibirapuera.com.br

Fonte:Auditório Ibirapuera