Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Quebradeiras

Quebradeiras

Publicada em : 30/11/2011

Quebradeiras focaliza a rica cultura das quebradeiras de coco de babaçu da região do Bico do Papagaio

Quebradeiras focaliza as tradições seculares, as estratégias de sobrevivência e a rica cultura das quebradeiras de coco de babaçu da região do Bico do Papagaio, onde os Estados do Maranhão, Tocantins e Pará se encontram.

O Brasil possui atualmente cerca de 18 milhões de hectares de babaçuais, mas a crescente expansão da pecuária e a conseqüente devastação das palmeiras estão ameaçando essa cultura secular das quebradeiras de coco de babaçu, que engloba manifestações artísticas genuinamente brasileiras, um patrimônio telúrico do nosso País, da diversidade das nossas raízes, que mistura remanescentes de quilombos com influências de ritos indígenas milenares.

Quebradeiras tem como meta resgatar e preservar na linguagem audiovisual as técnicas extrativistas e as manifestações artísticas dessas mulheres, que, além da diversidade de artesanatos, ainda englobam uma infinidade de cantos, com forte influência africana e também indígena, que é entoada durante o trabalho e ainda não foi devidamente registrada pela cultura oficial do nosso País.

O documentário participou do 42º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro onde foi contemplado com os prêmios de Melhor Direção, Melhor Fotografia e Melhor Som. No 22° Rencontres de Cinémas d’Amérique Latine de Toulouse, na França, recebeu o prêmio de o Melhor Documentário.

Brasil, 2009, 071 min, 35mm, cor.
Direção: Evaldo Mocarzel
Produção executiva: Leonardo Mecchi
Roteiro: Evaldo Mocarzel e Marcelo Moraes
Fotografia: Gustavo Hadba
Montagem: Marcelo Moraes
Som: Miriam Biderman, Ricardo Reis e Ana Chiarini
Trilha sonora: Thiago Cury e Marcus Siqueira
Distribuição: Raiz Produções

Fonte:F&M ProCultura – Assessoria de Imprensa