Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Ozires Silva – Um líder na ino...

Ozires Silva – Um líder na inovação

Publicada em : 22/11/2011

A obra narra os sonhos, os desafios e as realizações do fundador da Embraer

Um dos maiores exemplos de empreendedorismo do Brasil ganha uma biografia: Ozires Silva – Um líder na inovação. De autoria de Décio Fischetti, a obra narra os sonhos, os desafios e as realizações do fundador da Embraer. 

Com o céu como limite, Ozires Silva sempre teve idéias inovadoras, a frente de seu tempo. “Ainda major da Força Aérea Brasileira, lutou contra a descrença de muitos ao idealizar a fundação de uma fábrica brasileira de aviões, quando a industrialização no Brasil ainda era incipiente. Com persistência, crença em seu sonho e a sorte que só quem não perde uma oportunidade tem, conseguiu apoio governamental para fundar a Embraer, hoje referência mundial em aviação”, lembra Luiz Gonzaga Bertelli, presidente Executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

A vida de Ozires Silva é ligada à luta pelo desenvolvimento nacional, baseado principalmente, em três princípios: educação, empreendedorismo e ética, temas que não cansa de abordar em suas entrevistas, artigos e palestras. Ele é autor dos livros Cartas a um jovem empreendedor e A decolagem de um sonho, além de criador de um importante documento com propostas para a melhoria da educação no Brasil e ampliação do número de estudantes no ensino superior. Nessa proposta – já entregue ao Ministério da Educação –, sugere a desoneração tributária das instituições privadas de ensino como forma de baixar as mensalidades e tornar o acesso ao estudo mais acessível a todos os brasileiros.

Segundo Ozires Silva, para o país alcançar um grau de desenvolvimento satisfatório é preciso investir em novas idéias e abrir mais espaço para o empreendedorismo, além de ter uma educação alinhada com esses conceitos. “Afinal, foi numa escola, durante uma aula de física que as minhas inquietações sobre a aviação começaram”, conta.

Na visão do ex-ministro, outro pilar fundamental do processo de aprendizagem é o estágio que constitui, em suas palavras, “uma espécie de pré-condicionamento importante inclusive para fortalecer vocações”, como ressaltou em entrevista concedida à revista Agitação nº 99, de maio e junho deste ano, disponível em versão digital no site www.ciee.org.br.

Fonte:Assessoria de Comunicação do CIEE