Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Dançando pela Paz

Dançando pela Paz

Publicada em : 03/11/2011

Professores da Bulgária, Irã e Kosovo ministram aulas de danças e ritmos étnicos

Para beneficiar a saúde e promover a paz e a união entre os povos, o Centro de Estudos Universais realiza de 25 a 29 de janeiro de 2012, na Praia Busca Vida, Bahia, o VII Encontro Internacional de Músicas e Danças do Mundo – Dançando pela Paz. Na sétima edição, os destaques são as oficinas de danças persas e dos Bálcãs e os workshops de música e ritmos ciganos. A programação inclui sessões de relaxamento, canto, paneuritmia, alongamento, gyrokinesis, massagem, além de danças circulares e brasileiras. O encontro acontece no Hotel Bahia Plaza Resort, que oferece pacotes de hospedagem exclusivos aos participantes.

Entre os professores convidados está Sani Rifati, de Kosovo. Dançarino e coreógrafo, iniciou cedo o aprendizado das danças tradicionais ciganas, na antiga Iugoslávia, e integrou trupes de danças antes de tornar-se professor. Circula o mundo levando a mensagem de suas raízes culturais e da condição de seu povo. No Encontro na Bahia, ministra uma oficina de dança dos Balcãs.

Uma das raras artistas iranianas que divulgam e preservam o folclore e as danças tradicionais persas, Rana Gorgani coordena uma oficina de danças tradicionais do Irã, além da Sama-dança sufi, danças do Afeganistão, danças nômades e ritmos persas. Seu trabalho resulta de pesquisas sobre músicas, costumes, ritos e símbolos da Pérsia manifestados através da dança.

O mestre Rumen Sali Shopov, da Bulgária, faz um workshop de músicas e ritmos ciganos dos Bálcãs. Multiinstrumentista, Shopov é versado especialmente em percussão e cordas e integra diversas bandas étnicas nos Estados Unidos. Sua trajetória é marcada por ritmos de origem turca, búlgara, macedônia, grega e kosovar.

"Participar de danças étnicas é um modo de conhecer e reviver o sentimento dos povos aos quais pertencem, afirmando sua identidade e difundindo sua cultura de forma pacífica e solidária”, diz Glaucia Rodrigues, diretora do Centro de Estudos Universais.

Criado em 1998, o Centro de Estudos Universais, associação civil sem fins lucrativos, congrega pessoas dispostas a exercer sua corresponsabilidade para a transformação do planeta e da própria saúde, visando a estudar, pesquisar, produzir e divulgar ideias, possibilidades e serviços que integrem os saberes fundamentais: a arte, a ciência e a espiritualidade.

Serviço:
VII Encontro Internacional de Músicas e Danças do Mundo – Dançando pela Paz
De 25 a 29 de janeiro de 2012
Hotel Bahia Plaza Resort - Estrada do Coco, Km 8 (Praia Busca Vida, Bahia)

Preços:
Até 26 de dezembro de 2011: R$ 800,00 (2 parcelas)
Até 26 de janeiro de 2012: R$ 1.000,00 (2 parcelas)

Hospedagem:
Hotel Bahia Plaza Resort
www.plazahoteis.com.br
Valores especiais de diárias para o evento, com todas as refeições inclusas.

Inscrições e informações:
Centro de Estudos Universais
www.ceuaum.org.br
www.dancandopelapaz.com.br
dancandopelapaz@ceuaum.org.br
Tels.: (11) 3071-3842 e (11) 3847-3584

Fonte:Helena Castello Branco