Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ A Beleza de Um Segundo

A Beleza de Um Segundo

Publicada em : 27/10/2011

Evento irá comemorar os 190 anos de invenção do cronógrafo

Para celebrar o 190º aniversário de invenção do cronógrafo por Nicolas Rieussec – o revolucionário instrumento que conseguiu medir o tempo com a precisão de um quinto de segundo - Montblanc está lançando “A Beleza de Um Segundo/ The Beauty of a Second”, uma competição de filmes curtos comandada pelo premiado diretor Wim Wenders.

O concurso está aberta para todas as pessoas, amadores ou profissionais. O conceito é que todo mundo pode se tornar um diretor de cinema. Todos estão convidados a eternizar o momento enviando um “tributo ao segundo” na forma de filme online, com a duração de apenas 1 segundo para www.montblanc-onesecond.com. Para ganhar um cronógrafo Montblanc Nicolas Rieussec, basta capturar a beleza de um segundo com o smartphone, a câmera digital ou qualquer outra plataforma de filmagem, eternizando a beleza de imagens em movimento que ocorrem em um único e precioso segundo. Um beijo, um sorriso, uma visão, uma emoção, uma palavra – cada segundo conta e pode ser eternizado em um filme de 1 segundo, numa competição de curtas-metragens jamais realizada!

Na rodada de qualificação, todos os filmes serão disponibilizados para download em um website dedicado que a Montblanc colocará no ar até o final de outubro. Os 20 melhores vídeos serão selecionados por um júri internacional liderado por Wim Wenders, o diretor de filmes consagrados como “Paris, Texas” ou “Buena Vista Social Club”, e ganhador da Palma de Ouro em Cannes e do Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza, e também serão publicados no site www.montblanc-onesecond.com

Na segunda rodada de classificação, no início de novembro, e na última rodada, no final de novembro, os competidores terão a chance adicional de submeter um segundo videoclipe, que será julgado mais uma vez pelo prestigioso júri e os 20 melhores em cada rodada serão apresentados no website. Em janeiro de 2012, Wim Wenders e o júri selecionarão o melhor curta-metragem entre 60 vídeos de 1 segundo previamente escolhidos e que concorrerão em uma lista de indicados ao prêmio. O vencedor receberá o fabuloso o Montblanc Nicolas Rieussec Chronograph, inspirado na história da relojoaria. Será ainda convidado a viajar a Berlim durante o Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale) em fevereiro de 2012, onde encontrará o celebrado diretor de cinema Wim Wenders na cerimônia de premiação do concurso “A Beleza de Um Segundo/ The Beauty of a Second”.

Quem não quiser criar seu próprio vídeo de 1 segundo, há a oportunidade de entrar em uma competição separada, através da compilação de uma lista de reprodução de vídeos já publicados no site. Use sua criatividade para arrastar e soltar os clipes de 1 segundo da sua escolha, criando uma compilação individual de vídeos de 2 a 60 segundos e incorpore uma trilha sonora pesquisando na biblioteca de áudio da Monblanc. O vencedor desta categoria também receberá o cronógrafo Montblanc em Berlim. Embora a decisão do júri seja irrevogável, todos podem entrar em ação votando em seu clipe favorito e nas compilações.

O concurso “A Beleza de Um Segundo/ The Beauty of a Second” não somente reafirma o compromisso da Montblanc em apoiar o talento e seu contínuo desenvolvimento, como também é um tributo ao inventor do primeiro cronógrafo. Com sua invenção, Nicolas Rieussec criou um dispositivo que rapidamente se tornou um padrão de excelência indispensável para cientistas e profissionais em todos os campos. Em sua invenção, Rieussec usou um cronógrafo a tinta para marcar o tempo decorrido com um ponto de tinta em um disco giratório, sem interromper o movimento do relógio. O cronógrafo Montblanc Nicolas Rieussec, como um tributo ao inventor do primeiro cronógrafo, utiliza a essência deste dispositivo revolucionário surgido em 1821 - a técnica do disco giratório -, dando ao relógio de pulso um apelo verdadeiramente singular. Todos têm uma história para contar, então... comece a filmar e participe!

Para mais informações sobre o concurso, acesse: www.montblanc-onesecond.com

Fonte:Ecco Press Comunicação