Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ O carnaval carioca

O carnaval carioca

Publicada em : 27/10/2011

As editoras Lazuli e Nacional relançam em novembro um clássico com registro histórico da cultura e da música brasileira

Este livro é o mais cuidadoso levantamento sobre as escolas de samba do Rio de Janeiro. Foram 36 anos de pesquisas feitas pro Sérgio Cabral, entrevistando os pioneiros, consultando publicações antigas e recolhendo documentos. O resultado é o maior e completo registro da história das escolas de samba e do carnaval carioca. A edição original, datada de dezembro de 1974, esteve esgotada por muitos anos e agora volta em uma edição ilustrada e atualizada.

Com quase 500 páginas e fotos de época, Escolas de Samba do Rio de Janeiro (editora Lazuli / Editora Nacional) conta as origens das escolas de samba e detalha o papel dos sambistas narrando o desenvolvimento das escolas em mais de 60 desfiles. Cabral consegue descrever todo o processo em que as escolas passaram de vitimas dos preconceitos sociais e culturais e das perseguições políticas para protagonistas do que é considerado, “o maior espetáculo da Terra”.

O livro se divide em três partes: na primeira, Sérgio Cabral vai às origens das escolas de samba destacando o papel dos sambistas pioneiros. Como era antes das escolas, o surgimento do samba carioca, e como apareceram as primeiras escolas. O tumultuado período político, a união das escolas, os tempos de Joãozinho Trinta e a construção do Sambódromo são capítulos que culminam com a descrição dos atuais desfiles e os tempos modernos.
Na segunda parte do livro, Cabral selecionou 17 entrevistas que realizou desde da década de 1960, quando começou a escrever sobre o tema. Nomes como Martinho da Vila, Carlos Cachaça, Cartola, Dona Ivone Lara, Zé Kéti e Mestre Marçal revelam detalhes e curiosidades sobre suas vidas e o samba carioca. Já na terceira e última parte do livro estão reunidos todos os resultados dos desfiles de grupos do carnaval carioca, desde 1932 até 2011. Este registro histórico de Cabral corrige erros que vêm sendo repetidos através dos anos, esclarecendo dúvidas que perduram até hoje sobre alguns resultados dos desfiles do carnaval carioca.

Serviço
Livro: Escolas de Samba do Rio de Janeiro
Autor: Sergio Cabral
Editora: Lazuli / Editora Nacional
Páginas: 496
Preço: R$ 50,00

Fonte:Companhia Editora Nacional