Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Semana Cultural Açoriana na Vi...

Semana Cultural Açoriana na Vila Carrão

Publicada em : 25/10/2011

Evento tem como objetivo manter, aprofundar, propagar a cultura açoriana e compreender sua interação com a cultura brasileira

O objetivo destas semanas culturais é o de entender, aprofundar e propagar a cultura açoriana perante a comunidade açoriano-descendente e simpatizantes da região, e pesquisar os aspectos culturais e históricos convergentes entre a cultura e a história do arquipélago com história e a cultura brasileira.

A Semana Cultural de 2011 adotou como tema: Açores - Povo, Povoamento e Povoadores.

A programação contempla em especial os povos que, de forma mais intensa e por razões mais diversas, povoaram as ilhas açorianas, descobertas em 1427 por Diogo de Silves, e mandadas povoar nos idos de 1432, pelo Infante D. Henrique, em missão conduzida por Gonçalo Velho Cabral, parente de Pedro Álvares Cabral, descobridor do Brasil.

Portugueses, em especial do Algarve, Alentejo e Madeira, flamengos, espanhóis, árabes e judeus, a maioria já convertida ao Cristianismo, constituíram os grupos mais expressivos no processo de povoamento das ilhas açorianas. 

Quem são estes povos, sua origem, história e cultura, e como chegaram às ilhas para as povoarem, constitui a programação do evento, que inclui palestras e apresentações teatrais, canto, vídeo, música e dança. 

Várias personalidades, em especial do mundo político, estarão prestigiando o evento, em especial no dia de abertura do evento, que contará, entre outras performances, com uma palestra inaugural, proferida pelo Professor Francisco do Vale Pereira, pesquisador do NEA - Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Alunos de importantes escolas da região, como Colégio Santa Isabel, Escola Santa Marina, EMEI Bartolomeu Lourenço de Gusmão e da E.E Coronel Pedro Arbues, apresentarão ao público presente as principais contribuições das gentes e países que povoaram as nove ilhas açorianas.

Como recorte do tema principal da 10ª Semana Cultural Açoriana 2011, os alunos das escolas também falarão de aspectos ligados à questão da intolerância, enquanto fenômeno que permeia as relações históricas entre países, culturas e religiões e que, ainda hoje, permeiam as relações humanas, inclusive nas escolas, a exemplo do que se conhece hoje como bullying.

Cultura, alegria, bom convívio e conhecimento são, portanto, as características da Semana Cultural deste ano de 2011, que, no sábado 29.10, contará com uma apresentação especial do cantador-pesquisador Eliezer Teixeira e do grupo Trivolim-Cia de Folguedos Populares. Este grupo faz parte de um projeto cultural que integra crianças da periferia de Interlagos - São Paulo, as quais interpretarão danças e cantos folclóricos ligados à luta entre mouros e cristãos, tema recorrente do folclore brasileiro e que também está ligado ao tema da 10ª Semana Cultural Açoriana.

O evento é aberto ao público e a entrada é frranca.

Casa dos Açores de São Paulo
R. Dentista Barreto, 1282 - Vila Carrão
F: 2296.4890
27 a 30 de outubro, a partir das 20h
www.casadosacores.com.br

Fonte:Casa dos Açores