Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Angeli na 35ª Mostra Internaci...

Angeli na 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Publicada em : 24/10/2011

Artista foi convidado pela Petrobras para criar obras inspiradas em filmes patrocinados

No ano em que comemora a marca de 500 longas-metragens patrocinados, a Petrobras leva para a 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que termina no dia 3 de novembro, uma exposição do cartunista Angeli em homenagem a algumas das produções que fizeram história na cinematografia nacional.

O público poderá conferir quinze obras inéditas, entre charges e tirinhas, com o traço marcante de Angeli, inspirado em filmes como "Carlota Joaquina", "Tropa de Elite", "Meu Nome não é Johnny", "Cidade de Deus", "As Melhores Coisas do Mundo" e "Tainá", entre outros.

As obras estão expostas em quatro espaços da Mostra: Espaço Unibanco Augusta, Arteplex Frei Caneca, Shopping Bourbon e no Conjunto Nacional.

"O humor inteligente e urbano de Angeli tem muito a ver com a Mostra de São Paulo. Além disso, é uma grande satisfação construir uma parceria com um artista reconhecido para contar um pouco de nossa história com o cinema nacional", afirma Diego Pila, coordenador de Promoções da Petrobras.

"Adorei esse desafio pela novidade de lidar com personagens que não são meus e de um universo tão rico como o cinema, que sempre me inspirou bastante", diz Angeli.

Um dos mais respeitados chargistas brasileiros, desde os anos 80 Angeli vem desenvolvendo uma galeria de personagens que se tornaram famosos, como Rê Bordosa, Wood & Stock, os Skrotinhos, Los Três Amigos e Bob Cuspe. Lançou, em 1983, a revista "Chiclete com Banana", sucesso com inquestionável influência no mercado editorial.

Angeli teve suas tiras publicadas na Alemanha, França, Itália, Portugal, Espanha e Argentina e já recebeu diversas homenagens, entre elas, foi nomeado comendador da República pelo Ministério da Cultura Brasileiro na Ordem do Mérito Cultural.

A Mostra Internacional de São Paulo, patrocinada há dez anos pela Petrobras, apresentará, nesta edição, produções contemporâneas que retratam a diversidade cinematográfica e a revelação de novos talentos. O evento contará com exibições em 22 salas de cinemas, museus e centros culturais da capital paulista e contará com 250 títulos de diversos países, tendências, temáticas, narrativas e estéticas do cinema contemporâneo mundial. Os filmes selecionados estão divididos entre as seções "Mostra Brasil", "Retrospectivas", "Homenagens e Exibições Especiais", "Perspectiva Internacional" e "Competição Novos Diretores".

500 filmes - A comemoração pela marca de 500 filmes patrocinados pela Petrobras começou com um desfile do estilista Ronaldo Fraga, na Mostra de Cinema de Tiradentes, em janeiro. Já no Cine PE, o artista plástico Silvio Botelho, idealizador dos bonecos de Olinda, trouxe para o festival os tradicionais bonecões representando personagens famosos.

Outro destaque foram os filmetes feitos por Mauricio de Sousa parodiando cenas clássicas do cinema nacional. Os vídeos estrearam no Animamundi e voltam às telonas exibidos antes das sessões da Mostra de São Paulo. 

Fonte:Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional