Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Jogos Florais

Jogos Florais

Publicada em : 21/10/2011

A mostra traz peças inéditas que vão combinar a poesia e as artes japonesas para homenagear o fundador da instituição

Para celebrar os 55 anos de trabalho da Aliança Cultural Brasil-Japão, que será comemorada em novembro, diversos eventos e projetos estão sendo organizados pela instituição.

Como parte da programação, entre os dias 11 e 31 de outubro, haverá uma exposição comemorativa com obras dos professores de artes da Aliança na Livraria Cultura, em São Paulo.

A mostra "Jogos Florais" traz peças inéditas que vão combinar a poesia e as artes japonesas para homenagear o fundador da instituição, Guilherme de Almeida. Ele era apaixonado pelo haicai e frequentava um clube de poesia japonesa situado no bairro da Liberdade, que realizava reuniões com o mesmo nome da exposição.

Os professores de artes farão sua interpretação simbólica dos haicais de Guilherme de Almeida, numa releitura artística em formas como Ikebana (arranjos florais), Kirigami (origami arquitetônico), Kiri-ê (arte com recortes), Mangá (quadrinhos), Origami (dobraduras), Oshibana (flores desidratadas), Shodô (caligrafia) e Washi-ê (colagem com papel artesanal japonês).

“O nosso objetivo era criar uma mostra que celebre os 55 anos da Aliança, divulgue a cultura japonesa e, principalmente, relembre a figura do nosso fundador. Sua obra em haicais é emocionante, por isso foi difícil para cada artista escolher apenas um poema para interpretar”, afirma Mari Kanegae, professora de origami da Aliança e uma das coordenadoras da mostra.

Outro destaque das celebrações pelo aniversário será a solenidade oficial de comemoração, que serárealizada no dia 18 de novembro, na Câmara Municipal de São Paulo.

Serviço:
Exposição Comemorativa dos 55 anos da Aliança Cultural Brasil-Japão “Jogos Florais”
Datas: de 11 a 31 de outubro de 2011
Horário: 10 às 17 horas (entrada gratuita)
Local: Livraria Cultura (Conjunto Nacional - Avenida Paulista, 2073)
Informações: tel. (11) 3209-6630 / alianca@aliancacultural.org.br

Fonte:PLANIN Worldcom