Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ A Casa dos Dados

A Casa dos Dados

Publicada em : 11/10/2011

Texto inédito do autor inglês Paul Lucas, peça tem direção de Helio Cicero e é encenada pela Cia Os Primos


 

O destino (quase) em suas mãos. Este é o mote do espetáculo A CASA DOS DADOS, que estreia dia 2 de novembro, quarta-feira, às 21h, no Teatro Augusta, Sala Nobre. A peça apresenta a terapia dos dados como solução para as pessoas que não desejam tomar decisões em suas vidas e deixam os dados guiarem seu destino. A montagem tem direção de Helio Cicero e é encenada pela Cia Os Primos.

“O texto fala sobre as escolhas. Acabamos creditando nossas indecisões à falta de tempo, à comodidade e ao conformismo. A peça trabalha com o oposto disso, fazendo uma sátira à Dadoterapia. As decisões que você precisa são tomadas pelos dados, como se a vida fosse um grande jogo e o acaso o único deus”, afirma o ator e criador da Cia Os Primos André Ferreiras.

O espetáculo traz à cena o Dr. Ratner, psiquiatra renomado, fundador do Centro de Pesquisa da Vida Aleatória. Sua clínica é conhecida como A Casa dos Dados, onde as pessoas têm a chance de mudar e explorar todos os aspectos de suas personalidades, desde que submetendo suas escolhas à vontade dos dados. Dessa forma, tudo que é imaginável e proveniente das fantasias de cada um torna-se realidade.

O Centro de Pesquisa da Vida Aleatória é habitado por pessoas com diferentes distúrbios obsessivos, que têm os dados como o senhor do destino: estabelecem a rotina, quebram as regras sociais e, assim, a lógica convencional dá lugar ao risco. Os dias se tornam aventuras e a vida um jogo.

O psiquiatra Dr. W obriga um de seus pacientes, Mateus, a raptar sua esposa Paula, que se internou na Casa dos Dados. Entre encontros e desencontros, revelações e muita confusão, a peça faz com que o público divirta-se e reconheça suas obsessões mais comuns.

“O espetáculo se situa entre o humor negro e a fantasia surreal, questionando a própria noção de pensamento livre. Exercícios de clown, do farsesco, do humor e do poético estimularam os corpos durante os ensaios. O expressionismo, o Grand Guignol, Fellini, Jos Sterling, Buñuel, Dali, entre outros, nos instigaram a trabalhar e nos ajudaram na construção de personagens obsessivo-compulsivas”, afirma o diretor Helio Cicero.

A montagem tem cenografia de Laura Carone, figurinos de Ricardo Antunes, trilha sonora original de Alexandre Piccini Ribeiro, iluminação de Osvaldo Gazotti, produção executiva de Silvia Marcondes Machado e realização da Cia Os Primos e do Teatro Augusta.



Ficha Técnica
Texto: Paul Lucas. Tradução: Francisco Andrade. Adaptação e Finalização do texto: Fernando Oliveira. Direção: Helio Cicero. Com a Cia Os Primos. Elenco: André Ferreiras, Cadu Souza, Fabíola Peña, Fernando Éffori, Fernando Oliveira, Marcelo Cozza e Rubia Reame.

Para Roteiro
A Casa dos Dados
Estreia dia 2 de novembro de 2011, às 21h
Duração: 90 minutos
Recomendação: 14 anos
Ingressos: R$ 30,00 (Estudantes, maiores de 60 anos e classe teatral têm 50% de desconto)
Quartas e quintas, às 21h
Até 15 de dezembro.
TEATRO AUGUSTA - SALA NOBRE – Rua Augusta, 943 – Cerqueira César, tel: 3151-4141. Capacidade 302 lugares. Bilheteria funciona de quarta a domingo, a partir das 15 horas. Acesso para deficientes. Ar condicionado. Estacionamento ao lado. Café.

Fonte:Amália Pereira