Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Carlos Navas canta Chico e Vin...

Carlos Navas canta Chico e Vinícius para crianças

Publicada em : 05/10/2011

Em temporada, no mês de outubro, no Sesc Consolação

As músicas que Chico Buarque e Vinícius de Moraes dedicaram às crianças levadas ao palco na bela voz de Carlos Navas. O cantor paulistano, um dos principais intérpretes da atualidade, apresenta o espetáculo infantil “Canções de Faz de Conta”, aos sábados, no mês de outubro, em temporada no Teatro Sesc Anchieta, na Consolação. A cada semana, o cantor recebe um convidado especial: Lucinha Lins (01/10), Tetê Espíndola (08/10), Maurício Pereira (15/10) e Maria Alcina (22/10). No encerramento (29/10), os quatro convidados sobem ao palco.

No mês de comemoração às crianças, os pequenos poderão ver um espetáculo colorido, bem-humorado e de pura poesia. A iluminação é de Fabio Lima e visagismo concebido por Anderson Bueno. Toda uma atmosfera para que o cantor vire um “cantador” de histórias. Acompanhado de Moisés Alves (teclado) e Guga Machado (percussão), o show tem como base dois CDs do artista dedicados ao universo infantil. Em “Algumas Canções da Arca” (Movieplay/2004), Carlos Navas relê parte da obra que Vinícius de Moraes dedicou aos pequenos na série Arca de Noé, transformada em dois discos e especiais de TV nos anos 80. No álbum, “Canções de Faz de Conta” (Lua Music/2007), foi a vez de a obra infantil de Chico Buarque ganhar novos contornos, como a versão de “Rebichada”. Músicas que fizeram parte da sua infância foram resgatadas de maneira lúdica e com participações especiais de Vânia Bastos e Bibi Ferreira. Navas elegeu sucessos infantis do compositor que ficaram famosos no cinema, em “Os Saltimbancos Trapalhões” e, no teatro, com canções dos espetáculos “O Grande Circo Místico” e “Os Saltimbancos”, além de outras não diretamente associadas a este universo, como “A Banda”, “João e Maria” e “Boi Voador Não Pode”, da trilha de “Calabar”, censurada quando do seu lançamento, mas que tiveram aqui ressaltadas seu elemento lúdico.

“É um desafio cantar para os pequenos. Não é um público condicionado e reage com sinceridade. Não tem meio termo. Gosta ou não gosta. Tem sido um aprendizado”, explica Carlos Navas. Os shows infantis, de lançamentos dos álbuns, são os mais populares da carreira do artista e já somam 250 mil espectadores por todo o Brasil. Navas já cantou nos mais inusitados e democráticos espaços, como praças, clubes, teatros, casas de shows, shopping centers, unidades do Sesc para crianças de todas as idades e classes sociais, com apresentações gratuitas em unidades dos Centros de Ensino Unificados, da prefeitura.

O artista escolheu para a temporada do Sesc artistas reconhecidos pela afinidade com o universo lúdico e infantil. Com Lucinha Lins, ele canta o clássico “Hollywood”, que ela eternizou no filme “Os Saltimbancos Trapalhões” (1981). “João e Maria”, de Chico e Sivuca, será um dos duetos com a voz pássara de Tetê Espíndola. A música “O Jumento” promete bom-humor e muitas risadas no encontro com Maurício Pereira (cantor e saxofonista da banda Mulheres Negras). Dona de uma voz grave e de uma presença de palco contagiante, Maria Alcina viverá “A Galinha D’Angola”, de Vinícius de Moraes. No último dia da temporada, o anfitrião recebe todos os convidados para uma grande comemoração. Músicas para tocar o coração das crianças e dos adultos.

FICHA TÉCNICA:
Voz, Concepção e Produção Executiva: Carlos Navas
Teclados: Moisés Alves
Percussão: Guga Machado
Assistente de Produção: Danillo Sangioy
Iluminação: Fabio Lima
Visagismo: Anderson Bueno
Crédito da Foto: Fabio Nunes 

SERVIÇO:
Teatro Anchieta do Sesc Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245 – Consolação – Tel.: 11 3234-3000
De 01 a 29 de outubro de 2011, sempre aos sábados, às 11h
Duração: 50 minutos
Capacidade: 280 lugares
Recomendação: A partir de 3 anos de idade
Preços: R$ 8 (inteira); R$ 4 (usuário matriculado no Sesc e dependentes, acima de 60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino). 

Fonte:SG Comunicação & Imagem