Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ A Lenda do Piuí

A Lenda do Piuí

Publicada em : 05/10/2011

“Os índios viram chegar os portugueses, crescer os brasileiros, e têm mais direito do que ninguém a serem eles próprios” (Darcy Ribeiro)

A Cia. das Artes estreia dia 8 de outubro de 2011, no Teatro Commune, o espetáculo infantil “A LENDA DO PIUÍ”, um conto indígena escrito por Sérvulo Augusto e José Rubens Chasseraux, com direção de Jair Aguiar. A peça aborda, de forma bem humorada e aguçado senso crítico, as relações existentes entre a cultura indígena e a sociedade moderna, mostrando o esforço do índio em manter as suas tradições, lealdade, força de vontade, mas sendo sempre ironizado, desrespeitado, e até mesmo ignorado em nome da explosão do progresso.

“O índio que o senso comum nos traz à mente é aquele do livro de História, da escola. Esse índio não existe mais, ele está urbanizado, tem internet, carro, roupas, mas não tem assistência digna do governo com relação à saúde, à educação. Temos indígenas morando ao nosso lado, no bairro do Morumbi. Como associar esse índio lúdico à realidade que vemos?”, questiona Jair Aguiar, diretor do espetáculo.

“A Lenda do Piuí” é narrada por um engraçado papagaio, Maracanã. Um dia um índio da tribo chega assustado, dizendo que uma cobra gigantesca havia chegado por aquelas terras. O que aquele povo não sabia é que o progresso já era uma realidade: um trem cortava a toda região e passava perto da tribo. Todos querem matar a suposta cobra, mas é o indiozinho Piuí que faz uma armadilha inteligente para pegar aquela cobra que o chama incessantemente. Piuí espera o trem passar e pega o rumo do trem, chega à cidade e descobre que não há cobra, que tudo não passava de uma lenda.

Ficha Técnica
Texto: Sérvulo Augusto e José Rubens Chasseraux Direção: Jair Aguiar Assistência Geral: Gustavo Fontana e André Martins Preparação: Luiza Albuquerques/Nivio Diegues/Bruna Paoli Músicas: Vila Lobos Figurinos e Adereços: Márcio Tadeu Iluminação: Will Damas Design Gráfico: Jair Aguiar Produção: Companhia das Artes Administração: Márcia Carraro Secretaria: Amanda Carolina Estagiário: Bruno Poles Auxiliar Geral: Manoel Cabral
Ator Convidado - Paulo Pompéia
Elenco: Diego Lima, Mariana Akkari, Guilherme Trindade, Chistine Salomão, Adriana Andrette, Ana Luiza Sabatin, Ana Paula Lubas, André Vaz Carias, Edna Giles, Gabriela Viana, Gabrielle Dines, Guilherme Silva, Hyngritt Letícia, Juliana Gallinari, Leandro Timossi, Lucas Arcino, Lucas de Amorim, Maria Alice Breves, Mariano Rodrigues, Natali Bolonhez, Nathan Campos, Raianne Rondina, Rua Vinicius, Stephanya Tertuliano, Thiago Zurk, Valdívia Porto, Vitor Moura, Vitor Santos, Viviane Baptistelli, Yasnaia Boldo, Zenilda Freitas

Serviço
Temporada: de 8 de outubro a 6 novembro de 2011
Local: Teatro Commune - Rua da Consolação, 1218 – São Paulo/SP
Fone: 11 3476-0792
Horários: Sábados e domingos às 15 horas
Ingressos: R$40,00 (inteira), R$ 20,00 (meia)
Obs. haverá espetáculo dia 12 de outubro (dia das crianças), às 15 horas.

Fonte:Canal Aberto Assessoria de Imprensa