Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Compulsão por acumular animais

Compulsão por acumular animais

Publicada em : 03/10/2011

A série mostra casos de pessoas com uma obsessão: a necessidade de possuir e controlar animais

87 cães, 158 galinhas, 80 gatos. Estes números, que seriam compatíveis com a população de abrigos ou santuários de animais, representam na verdade a quantidade de bichos de estimação das famílias retratadas na nova série do Animal Planet: Acumuladores de Animais (Confessions: Animal Hoarding.

Com estreia na sexta-feira, 7 de outubro, às 22h, a série mostra casos de pessoas com uma obsessão: a necessidade de possuir e controlar animais. Outro ponto comum entre elas é que esse comportamento excede os recursos da família; faltam espaço e, consequentemente, higiene e segurança para os animais, moradores e vizinhos. Em cada um dos 16 episódios, as câmeras entram nestas casas dominadas por animais, descobrindo como é viver nas condições insalubres que resultam do problema.

Embora acumular animais ainda não seja uma atitude formalmente reconhecida como transtorno psíquico, a comunidade médica já tenta compreendê-la. ACUMULADORES DE ANIMAIS documenta o esforço conjunto de psicólogos e veterinários para analisar, registrar e desvendar as atitudes que caracterizam o problema.

Por meio de uma abordagem clara, a série expõe as possíveis causas e consequências deste comportamento que normalmente é ignorado até que se torne crime. A série ouve as pessoas que acumulam os animais, suas famílias e pessoas próximas, em geral parentes e amigos que tentam impedir que a mania seja intensificada.

O telespectador conhecerá um casal jovem que divide sua casa com 50 felinos — deixando os três quartos da casa para os bichos, enquanto dormem no sofá da sala – e entrará no lar de uma mulher que se transformou em abrigo para 28 cães e gatos, um cavalo, um guaxinim, um porco e um tanque cheio de peixes.

De acordo com especialistas, o acúmulo compulsivo de animais difere da mania de guardar coisas, por ser o sintoma de uma questão psicológica mais profunda. Por exemplo: se uma pessoa sofre uma perda ou mudança radical em um relacionamento importante, como a morte de uma pessoa amada, um rompimento de um relacionamento, ela poderá passar a adquirir animais como forma de substituição e expressão de amor e dedicação.

São muitas as situações que podem desencadear a compulsão. O Animal Planet analisa caso a caso, percorre causas, sintomas e adiciona o depoimento de especialistas para sugerir medidas que os ajudem a resolver o problema.

SERVIÇO: ACUMULADORES DE ANIMAIS
Canal: Animal Planet
Estreia: sexta-feira, 7 de outubro, às 22h
Classificação indicativa: 14 anos

Fonte:Paula Martinelli e Astrid Vasconcellos