Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Química para um mundo melhor

Química para um mundo melhor

Publicada em : 23/09/2011

A exposição conta ainda com painéis ilustrativos e ecologicamente corretos que mostram diversos produtos

 


Para comemorar o Ano Internacional da Química no Brasil, a cidade de São Paulo recebe até novembro a exposição “Química para um mundo melhor”. E não poderia haver palco melhor que a Estação Ciência para exibição desse projeto educativo que pretende ampliar a percepção das pessoas para a importância da Química em suas vidas e na solução das grandes questões globais. 

No próximo sábado, dia 24, haverá a apresentação do grupo teatral Química em Ação, formado por alunos da universidade, sendo a maioria pertencente ao curso de Química, mas não a sua totalidade, contando com a participação de alunos de outras áreas da USP, como o curso de Artes Cênicas, por exemplo. O espetáculo “Química das Sensações” apresenta uma série de experimentações sensoriais de uma maneira divertida e participativa, onde o público pode ‘sentir na pele’ a química dos sentidos. São apresentados experimentos visuais, táteis, olfativos e auditivos, em uma apresentação lúdica e didática que permite compreender a teoria da Química objetiva e subjetivamente.

Além disso, a exposição conta ainda com painéis ilustrativos e ecologicamente corretos que mostram diversos produtos, exemplificando suas matérias-primas, a composição química e como eles contribuem para o desenvolvimento da sociedade. São quatro plataformas temáticas e cada uma exibirá como a química se relaciona com temas tão distintos quanto: tecnologia da comunicação, energia e recursos, nutrição e saúde, e urbanização. A interatividade com o visitante está sempre presente, transformando a visitação em uma oportunidade para conhecer, incentivar e despertar o interesse dos mais curiosos sobre as carreiras que envolvem esta ciência.

Aberta para visitação de 3ª a 6ª feiras das 8h às 18h e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 18h, a exibição permanecerá na Estação Ciência até o dia 6 de novembro. Escolas e grupos com pelo menos quinze pessoas devem agendar visita pelos telefones (11) 3672-5364 ou 3675-6889.

A Estação Ciência é um centro dinâmico e interativo que realiza exposições e atividades nas áreas de Ciência e Tecnologia, além de cursos, eventos e outras atividades, com o objetivo de popularizar a ciência e promover a educação científica de forma lúdica e prazerosa. Para receber os visitantes, a Estação Ciência tem uma equipe de estagiários (estudantes universitários) que auxiliam nos experimentos, fornecem informações e esclarecem dúvidas sobre as exposições. O público anual é de mais de 400 mil pessoas, entre escolares e público em geral.

PRCEU - A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária destaca-se por sua atuação abrangente no âmbito da Universidade. Sob a liderança da Professora Maria Arminda do Nascimento Arruda, o PRCEU se propõe a complementar as ações de ensino e pesquisa desenvolvidas na Universidade, atuando como um canal aberto de interlocução com a sociedade, por meio de atividades específicas e independentes que estimulam o universitário a ampliar suas visões e opiniões durante o processo de formação.

SERVIÇO
Exposição: Química para um mundo melhor
Local: Estação Ciência
Endereço: Rua Guaicurus, nº 1394 – Lapa
Data: até 6 de novembro de 2011
Horário: de 3ª a 6ª feira - 8h às 18h; Sábados, domingos e feriados - 9h às 18h
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia - estudantes e portadores de necessidades especiais), com isenção para menores de 6 anos, maiores de 60 anos, comunidade USP e professores. No primeiro sábado e no terceiro domingo do mês, aberto gratuitamente para o público em geral.

Fonte:Boischio Comunicação