Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ ®NOVA Cultura Contemporânea

®NOVA Cultura Contemporânea

Publicada em : 20/09/2011

Conteúdos inéditos de artistas de vários lugares do mundo serão apresentados na Cinemateca Brasileira

A 4ª edição do ®NOVA Cultura Contemporânea continua baseada em seus três pilares de origem: um festival de arte contemporânea multidimensional, colaborativo e em progresso. A novidade é que desta vez, o evento focará na narração de histórias, com o objetivo de proporcionar ao público uma vivência total nos espaços da Cinemateca Brasileira, abrangendo cores, luzes, projeções, música, cenários e cinema. A realização do festival, que acontece na Cinemateca Brasileira é da ROJO®, Art Unlimited e BossaNovaFilms e conta pela segunda vez consecutiva com o patrocínio da vodka ABSOLUT.

Durante seis sábados, de 24 de setembro a 29 de outubro, das 18h às 21h, o ®NOVA apresentará sessões únicas e gratuitas de instalações cinematográficas: tratam-se de filmes que serão projetados em telas espalhadas pelo foyer da Cinemateca. 

Cada sábado será dividido em três partes: exibição de cinema contemporâneo, espaço ABSOLUT BLANK e instalações cinematográficas. Haverá também a festa BYOB SP, patrocinada pela vodka ABSOLUT, uma noite de vídeoarte onde artistas convidados - pelas redes sociais - trarão seus próprios projetores e mostrarão suas criações.

Instalações Cinematográficas - Artistas do mundo todo criaram cinco filmes de 30 a 45 minutos de duração, com a finalidade de contar uma história. Cada um desses conteúdos audiovisuais serão apresentados ao público em telas espalhadas pelo foyer da Cinemateca. O público poderá apreciar de pé essas instalações cinematográficas, passeando por elas. Durante esse momento, instalações e trilhas sonoras colaborativas de outros artistas tomam conta dos espaços ao redor somando-se às várias telas em diversas combinações, ampliando os limites de percepção.

A experiência ainda não terminou. Durante a projeção de cada instalação cinematográfica, os artistas que participam do festival filmarão ao vivo uma segunda parte da história. O público será convidado a participar dessa segunda parte, podendo ou não aparecer no filme na versão final. O resultado final será veiculado posteriormente no site do festival www.rojo-nova.com

As instalações cinematográficas apresentadas no ®NOVA são: Stethoscope (Argentina & Japão), Passion (Rússia), Shima (Brasil, Alemanha & Espanha), Collapse of PAL (Países Baixos) e ASTROprólogo (Brasil & Espanha).

Espaço ABSOLUT BLANK – O ABSOLUT BLANK é uma área oferecida pela vodka ABSOLUT dentro da programação do ®NOVA. Nesse espaço, a cada semana, um artista criará, ao vivo, junto com o público, uma obra de arte, totalizando seis novos trabalhos no final do evento.

Sessão de cinema contemporâneo – Em cada sábado do festival também serão exibidas sessões monográficas de talentosos artistas/diretores de vanguarda que inovam na linguagem cinematográfica e são reconhecidos mundialmente, premiados nos mais importantes festivais de cinema. As projeções variam desde trabalhos exibidos em salas de cinema aos exibidos em museus de arte contemporânea. Em cada sessão, de aproximadamente uma hora, serão apresentadas imagens que possuem pontos em comum com aspectos visuais e temáticos de cada instalação cinematográfica.

Os artistas que participam dessas sessões de filmes de vanguarda são: “Semiconductor” (Inglaterra), formado pelos artistas Ruth Jarman e Joseph Gerhard, David O´Reilly (Irlanda), Yoshi Sodeoka (Japão) e Alberto Cabrera Bernal (Espanha).

As sessões de cinema contemporâneo serão exibidas no início da noite, depois há um intervalo no espaço ABSOLUT BLANK e, em seguida, serão realizadas as instalações cinematográficas.

Bring your own beamer (BYOB) – Patrocinada pela vodka ABSOLUT, no último sábado do festival, dia 29 de outubro, acontece a BYOB São Paulo, uma noite de vídeo arte onde artistas locais e internacionais trarão seus próprios projetores e mostrarão suas criações. Um acrônimo para “Bring your own beamer“ (BYOB), que já ocorreu em várias cidades da Europa e dos EUA, envolvendo artistas de uma extensa “comunidade de arte da internet”.

Serviço
NOVA - Cultura Contemporânea | abertura: 24 de setembro, às 18h, na Cinemateca Brasileira
Durante seis sábados, de 24 de setembro a 29 de outubro de 2011, das 18h às 21h, na Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino, São Paulo).
Entrada Gratuita |Classificação etária: livre | Mais informações: www.rojo-nova.com

Fonte:CT Comunicações / D1UP Comunicação