Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ 16ª Semana de Arte e Cultura

16ª Semana de Arte e Cultura

Publicada em : 12/09/2011

Tradicional evento da USP reúne sete cidades em um mesmo calendário repleto de atrações artísticas e culturais

Coordenada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, o evento oferece uma variada programação que envolve os sete campus da Universidade – localizados em São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos – e outros órgãos ligados ao PRCEU, transformando professores, alunos e funcionários em produtores e agregadores de cultura.

A programação é variada, com opções para os mais diversos gostos. Para os admiradores da sétima arte, a mostra "O Cinema da USP", reunirá produções audiovisuais de docentes, discentes e funcionários da Universidade de São Paulo, com o objetivo de divulgar a atividade artística audiovisual realizada pelos membros da instituição. O CINUSP “Paulo Emílio”, localizado na Rua do Anfiteatro, nº 181, Cidade Universitária, será o palco das apresentações com sessões às 16h e às 19hs, de 19 a 23 de setembro.

Para os amantes de música, o CoralUSP apresentará o projeto “Samba no Coro”, com repertório de sambas de vários estilos (afro-samba, samba de breque, partido alto, bossa-nova, choro, etc.) na Casa Dona Yayá no Centro de Preservação Cultural, às 11hs do dia 18. Além disso, corais do Museu Paulista, da Faculdade de Música, da FMVZ (Faculdade de Medicina, Veterinária e Zootecnia), entre outros, também deverão compor diversas apresentações entre os dias de eventos. E as apresentações não estão restritas à capital. O campus de São Carlos traz no dia 23, das 12h às 14hs, o Sarau do ICMC, com apresentação de piano de músicos da comunidade do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, localizado na Av. Trabalhador São-Carlense, nº 400.

A 10ª Feira da Sucata e da Barganha, realizada no campus de Ribeirão Preto no dia 25, também faz parte do calendário de atividades da Semana de Arte e Cultura. Ela traz exposições, atividades e oficinas de reciclagem artesanal de papel, de compostagem de resíduos orgânicos e de aproveitamento máximo de alimentos, além de jogos cooperativos com as crianças e apresentações de artistas locais. O evento estará aberto das 9h às 17h para acesso de toda comunidade.

Além de intervenções e apresentações, serão realizadas oficinas que estimularão os mais diversos talentos. Tudo isso dentro de contextos temáticos como Matemática e Arte, Moda, Eletromagnetismo, Reciclagem, Contação de Histórias, Mangás, entre muitos outros. As atividades expositivas reúnem pintura, dança, fotografia, teatro, malabares, percussão, esculturas e saraus, realizados entre os campus e os órgãos ligados a USP. Num ambiente de produção de pensamento e conhecimento, não faltam eventos que visem ao debate e discussões científicas, além de cursos e oficinas, e a realização de mesas redondas e palestras.

Os museus e centros culturais da capital, assim como, o centro histórico de São Paulo, poderão ser visitados sob acompanhamento de monitores entre os dias 19 e 23, das 8h às 17hs, com saída de transporte gratuito para professores, alunos e funcionários da Av. Profº Lineu Prestes, nº 2227 – sede da Faculdade de Odontologia.

Segundo a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, o evento “permite que cada unidade experimente um contato mais íntimo com a arte e a cultura, para além de suas áreas de especialização”. A integração e pluralidade são vistas com exposições artísticas e fotográficas, assim como, apresentações de grupos de dança, teatro e corais em unidades tidas como essencialmente técnicas, não ficando restritas apenas a palestras e cursos com perfis mais teóricos.

Se o intuito é promover e suscitar talentos, a Semana cumpre com excelência seu papel de incentivo à produção de cultura, divulgando e descobrindo as habilidades artísticas daqueles que vivenciam o cotidiano da Universidade.

Fonte:Boischio Comunicação