Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Rinocerontes invadem São Paulo

Rinocerontes invadem São Paulo

Publicada em : 09/09/2011

Durante seis dias o público poderá conhecer todas as simpáticas figuras dos rinocerontes

A partir de 20 de setembro a cidade de São Paulo será transformada em uma savana urbana onde coloridos rinocerontes alegrarão a paisagem. É a Rino Mania, exposição a céu aberto, que estará em cartaz até 20 de outubro e reunirá 60 peças criadas por artistas locais. Entre 14 e 19 de setembro, as obras estarão expostas no Mube. Em paralelo, uma exposição itinerante levará outras 15 esculturas a mais 11 cidades brasileiras. Dentre os artistas, Gabriel Gombossy, Alexandra Magrine, Binho Martins, Loro Verz e Luciana Assumpção.

A Rino Mania objetiva envolver o público com exposições gratuitas, levando a arte ao alcance de todos, com fácil acesso e visualização, e promovendo a interação das obras com o cotidiano das pessoas e das cidades. Ao final, as obras serão leiloadas e a renda revertida a entidades sociais

Também será desenvolvido um grande projeto educacional com 125 escolas em 11 cidades dos estados de SP, MG, RS e PE que trabalhará educação ambiental e artística com crianças de 7 a 10 anos de escolas públicas municipais. Esses alunos também decorarão 220 esculturas de filhotes de rinocerontes, que serão expostas nestas cidades e depois “adotadas” pelas escolas, onde permanecerão definitivamente.

O projeto é patrocinado pela Duratex, em comemoração aos seus 60 anos. Inspira-se na Rhino Mania desenvolvida na cidade de Chester, na Inglaterra, pela Wild in Art, entidade que trabalha em prol da disseminação da arte e da sua implementação em ambientes educacionais.

Por que Rinocerontes?
O impacto que o animal causa aos olhos de quem o observa, as possibilidades que o corpo do rinoceronte oferece aos artistas, para executarem seus trabalhos de maneira livre e criativa, e o fato de ser uma espécie em extinção. São fatores totalmente alinhados à proposta de incentivar e disseminar a arte, além de alertar quanto à preservação das espécies ameaçadas.

Rino Mania São Paulo 2011
Abertura: 14 a 19 de setembro no Mube – Av. Europa, 218 - F: 2594-2601
Quarta a domingo das 10h às 19h
Abertura com toda a manada reunida
zDe 20 de setembro a 20 de outubro, em São Paulo – Capital
Apoio: Secretaria da Cultura da Prefeitura da cidade de São Paulo
Idealização: Will In Art
Patrocínio e Realização: Duratex
Mais informações sobre a Rino Mania

Fonte:Maic Comunicação / Holofote Comunicação