Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ O mundo das borboletas

O mundo das borboletas

Publicada em : 09/09/2011

Exposição baseada no livro “Borboletas” mostra o nascimento, desenvolvimento e vida desses curiosos insetos

Órgão ligado a Pró-reitoria de Cultura e Extensão da USP (PRCEU), a Estação Ciência apresenta ao público O Mundo das Borboletas, exposição baseada no livro Borboletas de autoria do professor Evoneo Berti Filho e do auxiliar de laboratório João Ângelo Cerignoni, ambos do Departamento de Entomologia e Acarologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. A mostra traz centenas de borboletas, de diversos tamanhos e cores – desde as grandes e coloridas até as pequenas e discretas – representando todas as suas fases de desenvolvimento.

A exposição é montada com materiais explicativos onde os visitantes podem observar, por meio de painéis ilustrados e vídeos didáticos, a trajetória sobre a breve vida da borboleta. A mostra conta ainda com exemplares brasileiros de lagartas, casulos e, principalmente, modelos adultos desses insetos. Além disso, estão disponíveis informações sobre a importância ambiental das borboletas e das plantas hospedeiras das lagartas. Aberta para visitação de 3ª a 6ª feiras das 8hs às 18hs e aos sábados, domingos e feriados das 9hs às 18hs, a exibição permanecerá na Estação Ciência até 16 de dezembro.

O fascinante ciclo de vida desse inseto poderá ser visto em fases, passando do ovo para a vulnerável pupa, até finalmente atingir a maturidade e alçar vôo para seu curto período de vida com asas, onde o intuito é apenas a reprodução para dar continuidade à espécie. Recomendada para crianças, alunos de graduação, professores e interessados por biologia em geral, O Mundo das Borboletas é a oportunidade única para um contato mais próximo com esse animal tão interessante e singular.

SERVIÇO
Exposição: O Mundo das Borboletas
Local: Estação Ciência
Endereço: Rua Guaicurus, nº 1394 – Lapa
Data: até 16 de dezembro de 2011
Horário: de 3ª a 6ª feiras, das 8hs às 18hs e aos sábados, domingos e feriados, das 9hs às 18hs
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia - estudantes e portadores de necessidades especiais), com isenção para menores de 6 anos, maiores de 60 anos, comunidade USP e professores. No primeiro sábado e no terceiro domingo do mês, aberto gratuitamente para o público em geral.

Fonte:Boischio Comunicação