Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ A história do sapato

A história do sapato

Publicada em : 05/09/2011

Exposição no Shopping Butantã conta a história do sapato no Século XX

Uma verdadeira homenagem ao sapato. Este foi o caminho encontrado pelo Shopping Butantã para atrair a atenção de seus clientes – particularmente as mulheres, no lançamento da Coleção Primavera-Verão 2012. Por isso, de 1º a 30 de setembro, o empreendimento monta o evento “Sapato, Arte & Fetiche” para mostrar ao público as tendências em calçados ao longo do tempo, se misturando às novidades das vitrines de suas lojas.

Com painéis que ilustram a história do sapato, letras de música e curiosidades sobre o acessório mais desejado da moda, um vasto conteúdo mostra o processo de fabricação de um calçado e relata, passo a passo, a arte da manufatura do objeto, desde o curtume, onde se retira o couro do animal, até a colocação dos pares nas embalagens.

Mas a grande homenagem ao sapato está, mesmo, na coleção exposta, que mostra a fascinante e rica trajetória dos calçados no Século XX. Baseada no livro “A História do Sapato no Século XX”, da fotógrafa dinamarquesa Linda Conde, proprietária do acervo que será exibido, a exposição apresentará mais de 100 calçados representativos do século passado. Os exemplares ficarão expostos cronologicamente, por décadas, a partir do ano de 1900. Entre os modelos de maior destaque, calçados folclóricos do Alaska, Holanda, Índia e Marrocos, e outros que foram utilizados por personalidades, como a cantora Cher, as sapatilhas dos bailarinos Mikhail Baryshnikov e Greet Vinckier, o tênis de Bjorn Borg, um dos maiores tenistas de todos os tempos, ou o modelo usado pelo consagrado ator Miguel Falabella.

Também serão exibidos modelos criados por designers mundialmente famosos como Fernando Pires, Charles Dune, Charles Jourdan, Channel, Cristian Dior, Alfredo Socco, Salvador Bataglia e Santiago Gaitan, entre outros.

Engraxataria – O Shopping Butantã convida os clientes a realizar uma viagem no tempo freqüentando uma verdadeira engraxataria. Nos anos 50 e início da década de 60, quem se dirigisse ao centro da cidade passava por esses locais para engraxar sapatos, ler revista e até jogar conversa fora. Com cadeira especial e profissional vestido a caráter, o shopping recebe seus visitantes para engraxar seus sapatos gratuitamente e viver um pouco do clima nostálgico da São Paulo antiga.

EXPOSIÇÃO DE SAPATOS NO SÉCULO XX e ENGRAXATARIA
Local: Praça de Eventos do Shopping Butantã
Data: de 1º a 30 de setembro
Horário de Funcionamento: diariamente das 10 às 22 horas; Engraxataria – das 12 às 20 horas;
Público: Livre
Evento Gratuito
Shopping Butantã – Avenida Prof. Francisco Morato, 2718 - Fone: 3723 -3900 www.shoppingbutanta.com.br

Fonte:SG Assessoria em Comunicação