Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Som e história

Som e história

Publicada em : 31/08/2011

O cronograma terá a participação de músicos renomados

Além da boa música e da sonoridade singular de instrumentos de época, o público poderá conhecer raridades como uma cópia fiel de um Fortepiano modelo Stein de 1784, um dos únicos no Brasil.

Você já ouviu o som de um cravo, uma rabeca, ou um fortepiano? Esses são alguns dos instrumentos antigos que serão apresentados na quinta temporada do Programa Tardes Musicais na Fundação Ema Klabin, no Jardim Europa.

Na segunda apresentação do Programa, no mês de setembro, a Fundação trará ao seu espaço Liliane Kans e Fábio Chamma, que interpretarão obras do Classicismo com um violino com cordas de tripa e um Fortepiano modelo Stein de 1784, um dos únicos no Brasil. O Grupo Lira d’ Orfeo com o espetáculo Lundu de Marruá, fará a terceira apresentação interpretando música popular brasileira do período colonial e imperial, utilizando como instrumentos de época a guitarra francesa e a barroca e vozes com viola caipira. Finalizando a temporada, o Trio Bariolage interpretará música brasileira com base nas composições de José Eduardo Gramani, usando rabecas, percussão e cravo.

“Essa temporada do Programa Tardes Musicais levará ao público a ‘música historicamente informada’, na qual os músicos buscam pesquisar sonoridades e instrumentos que remontam aos tempos passados, interpretando a música com base em seus instrumentos de origem”, explica o curador do Museu, Paulo Costa. Entre os instrumentos de época estão: cravo, flauta transversa, guitarra barroca, fortepiano, violino clássico, rabeca.

Antes da apresentação musical, o público pode, a partir das 15h, realizar uma visita monitorada ao Museu e conferir o acervo de 1.545 obras oriundas de quatro continentes e diversas civilizações. Entre elas, telas de mestres da pintura como Lasar Segall, Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Marc Chagall e Frans Post.

Programação: Tardes Musicais – “Instrumentos Antigos”
17 de setembro – Liliane Kans e Fábio Chamma “Nos tempos de Mozart”
22 de outubro –Grupo Lira d’Orfeu “Lundu de Marruá”
26 de Novembro – Trio Bariolage “Intemporalidades: A vez e a voz da Rabeca”

Horário: 16h30 Lotação :140 lugares
Visita ao acervo: Das 15h às 16h30
Custo: Entrada Franca.
Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa - São Paulo.
Mais informações: 011 3062-5245 ou pelo site www.emaklabin.org.br

Fonte:Cristina Aguilera