Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Ibirapuera faz aniversário

Ibirapuera faz aniversário

Publicada em : 18/08/2011

Próximo de se tornar sexagenário, continua conhecido como uma das mais belas áreas verdes da Cidade, no coração da Vila Mariana.

Nos dias 20 e 21 de agosto os visitantes do parque poderão se divertir com atividades culturais e artísticas. Na arena de eventos, a atração é o Sesi Bonecos do Mundo 2011 - projeto que traz apresentações de teatro com as mais variadas técnicas de bonecos de diversos países. Considerado o maior festival de teatro de animação do Brasil, serão apresentados espetáculos gratuitos em quatro palcos gigantes montados na arena de eventos.

Na área interna do auditório Ibirapuera, a Orquestra Brasileira da casa se apresenta gratuitamente no domingo, às 11h. A entrada será organizada por ordem de chegada. Já na área externa, no dia 21, a organização Yoga pela Paz convida todos para um encontro em prol da paz. Estarão à disposição diversos tipos de atividade, como a prática de ioga, meditação e apresentações musicais, com o objetivo de reunir e atrair todos os perfis de público do parque. A abertura do evento caberá à banda Prem Joshua. A líder mundial Mother Maya conduzirá uma meditação com mantras.

Escola de Jardinagem
A Escola de Jardinagem também preparou duas atividades para o aniversário do parque. No dia 23, das 14h às 16h, Felipe Soeiro Chaimovich (curador do Museu de Arte Moderna-MAM e do Festival de Jardins do MAM) ministra a palestra Parque Ibirapuera como Jardim Meditativo. No sábado, dia 20, das 10h às 13h, a Escola de Jardinagem promove a palestra Cultivo de Orquídeas e Bromélias. Na atividade, serão abordados subsídios técnicos sobre os diversos aspectos relacionados ao reconhecimento, cultivo e manutenção de orquídeas e bromélias. Para obter mais informações sobre as duas atividades da Escola de Jardinagem, o interessado deve encaminhar um e-mail para o endereço oficinasjardim@prefeitura.sp.gov.br

Somos Terra
A exposição Somos Terra, que ocorre até o dia 31 de agosto, na Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz), encerrando a programação do mês de aniversário do parque, conta a trajetória de tudo que faz parte do universo e forma o planeta Terra. De forma interativa, crianças e adultos passeiam pelos diversos estágios como ar, água, terra, flores e folhas. "A vida acontece toda em encadeamento, cada uma precisando da outra para viver em equilíbrio. E nós, humanos, precisando de todos os seres pulsando em conjunto para a manutenção da nossa vida. Quando algum elo é quebrado, os problemas ambientais podem ficar imensos", diz Ana Augusta Rocha, jornalista e criadora do projeto por meio de sua empresa, a Auana Editora.

A exposição é um convite para sentir nosso planeta vivo e pulsando. Quase uma instalação artística, busca, através do sensorial, das cores e das luzes, criar uma experiência de encantamento pela natureza. Seus jogos e games interativos propõem uma conexão com o mundo natural por intermédio do lúdico e do divertimento.

Serviço:
Aniversário Parque Ibirapuera
Dias: 20 e 21 de agosto
Local: Parque Ibirapuera

Teatro de Bonecos
Data: sábado, 20, das 16h30 às 21h20, e domingo, 21, das 16h30 às 20h40
Contato: 3253-4542
Informações: Timbro Comunicação/site do evento: www.sesibonecos.com.br

Exposição Somos Terra
Data: até 31 de agosto
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Local: Umapaz - Parque Ibirapuera - Avenida IV Centenário, 1.268 - Portão 7A
Agendamento de grupos pelo telefone 5572-8037 ou pelo e-mail: somosterra@prefeitura.sp.gov.br
Entrada gratuita
Importante: por causa da grande procura nos agendamentos, o atendimento ao público espontâneo será das 12h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Escola Municipal de Jardinagem
Informações sobre as palestras pelo telefone 5539-5291 ou oficinasjardim@prefeitura.sp.gov.br

Fonte:SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo