Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Festival de Cordel

Festival de Cordel

Publicada em : 11/08/2011

Evento reunirá diversas atividades ligadas à literatura e cultura

A literatura de cordel é um tipo de poema popular, originalmente oral ou cantada, uma tradição nordestina que sobrevive ao tempo devido à beleza da simplicidade dos versos e suas histórias. O tema cultural é interessante e muito lembrado atualmente, como por exemplo, na novela intitulada “Cordel Encantado”. Para manter viva esta cultura e rememorar a importância e a particularidade desta tradição, o CTN, Centro de Tradições Nordestinas, apresenta de 11 de agosto a 6 de outubro, o Festival de Cordel.

O projeto visa realizar um evento onde a literatura de cordel seja analisada, estudada e discutida. Serão 5 oficinas de cordel, 5 de xilogravura, 4 saraus de repentes e cordel, 5 sessões de cinema, uma palestra intitulada “Literatura de Cordel - Origens, Características e Principais Poetas” com o estudioso de cultura popular Assis Ângelo.

Além de tudo isso, o CTN ainda promoverá um concurso onde trabalhos profissionais e amadores de literatura de cordel, serão analisados, os três primeiros colocados serão premiados e os 20 melhores cordéis serão publicados em um kit que será enviado às bibliotecas públicas do estado de São Paulo. O regulamento do concurso está disponível no site do Festival de Cordel e as inscrições podem ser feitas pelo email: festivaldecordel@ctn.org.br.

O concurso visa promover a literatura de cordel e também criar uma oportunidade para todos aqueles que participarem do sarau, das palestras e demais atividades, para que também possam ser incentivados a desenvolverem o seu próprio trabalho. Para obter mais informações e se inscrever acesse o site www.ctn.org.br/festivaldecordel ou www.festivaldecordel.com.br.

CTN - Centro de Tradições Nordestinas – Rua Jacofer, 615, Limão, São Paulo/SP

Fonte:es.ti.lo press