Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Retratos Calados

Retratos Calados

Publicada em : 10/08/2011

Mostra reúne imagens do fotógrafo Pablo Di Giulio

Mônica Filgueiras Galeria de Arte abre a exposição Retratos Calados, de Pablo Di Giulio , que exibe imagens registradas entre 2000 e 2005 no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, ponto alto do Carnaval, festa considerada a mais importante do Brasil. As fotografias dessa mostra tem como foco principal componentes dessas escolas de samba.

Os retratos, entre imagens únicas e trípticos, exibem rostos dos protagonistas da festa pouco antes de entrarem no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, RJ. Na área da concentração para o desfile, homens e mulheres foram fotografados de olhos fechados, levando nossa imaginação a tentar adivinhar pensamentos e sensações. As enigmáticas expressões corporais – principalmente faciais – se destacam em meio às exuberantes fantasias e maquiagens e a todo o esplendor do evento.

Nas fotografias, impressas em tinta de preservação pigmentada sobre papel de algodão, as feições produzem um conflito entre concentração, ansiedade, meditação e serenidade. As mãos espalmadas dispostas nos trípticos, por sua vez, “sugerem um tipo de identificação nas linhas das mãos, o futuro e o passado, e também podem ser um tipo de provocação à encenação da resposta a uma blitz”, define Pablo di Giulio. Na imagem central desses trípticos estão os mesmos olhos fechados, mantendo a unidade da exposição e buscando um ponto em comum, não só entre os retratados, mas também em quem os observa.

Serviço
Abertura 01 de setembro – quinta-feira – às 19h
Período 02 de setembro a 30 de setembro de 2011
Local Mônica Filgueiras Galeria de Arte – mofilgue@terra.com.br
Rua Bela Cintra, 1533 – Tel. (11) 3082-5292
Horário 2a a 6ª feira, das 10h às 19h
Sábado, das 10h30 às 15h
Nº de obras 20
Técnica fotografia impressa com tinta pigmentada sobre papel de fibra de algodão barytado
Dimensão 50 x 50cm a 100 x 100cm
Preço de R$ 4.000,00 a R$ 10.000,00

Fonte:Balady Comunicação