Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Assembléia Legislativa de São ...

Assembléia Legislativa de São Paulo Recebe Exposição Fotográfica sobre Monumento Histórico Turco

Publicada em : 22/05/2019

De 24 a 30 de maio, é possível conhecer o templo mais antigo do mundo: Göbeklitepe


De 24 a 30 de maio, a Assembléia Legislativa de São Paulo recebe a exposição fotográfica “Göbeklitepe: Ponto zero no Tempo”, que retrata o templo mais antigo do mundo e que é considerado o primeiro grande monumento arquitetônico da humanidade, tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco – desde julho de 2018. Promovido pelo escritório de Cultura e Turismo do Consulado Geral da Turquia em São Paulo, a exposição é gratuita e fica aberta a visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Mistérios da humanidade
Existem fundamentos substanciais para afirmar que a descoberta arqueológica mais significativa do século XXI é o Göbeklitepe. Primeiro de tudo, remonta a 12 mil anos atrás. Em outras palavras, é aproximadamente 8 mil anos mais velho que as pirâmides e 7 mil anos mais velho que o Stonehenge. Além disso, é ainda mais antigo que a transição humana para a vida estabelecida. Portanto, contrariamente à visão amplamente aceita, isso prova a existência de crenças religiosas antes do estabelecimento das primeiras cidades.
Embora a descoberta do sítio de Göbeklitepe tenha ocorrido em 1963, a primeira escavação científica começou em 1995, e eventuais descobertas adicionaram novas páginas à história, alterando as premissas de longa data. Ao invés de ser usado como um assentamento, a área realmente serviu propósitos religiosos e contém vários templos. A esse respeito, não é apenas o centro de adoração mais antigo, mas também o maior deles. Embora seis desses templos tenham sido desenterrados até hoje, com base em levantamentos geomagnéticos, acredita-se que o número total dessas estruturas monumentais seja de vinte, com todos os templos compartilhando uma semelhança entre si, tornando toda essa região sugestiva de ser um centro de fé e peregrinação durante a era neolítica. Há pilares de pedra em forma de T com seis metros de altura, esculpidos com relevos de animais, erguidos para formar círculos. As esculturas que talvez sejam as primeiras representações tridimensionais de animais esculpidas em pedra são prova da capacidade artística de nossos ancestrais. O professor Klaus Schmidt, que liderou o trabalho de escavação no local por 20 anos, afirmou firmemente que os pilares de pedra em forma de T representavam figuras humanas, já que alguns deles têm entalhes de mãos e dedos.
Enquanto Göbeklitepe revelou muitos pontos importantes, ainda há questões esperando para serem respondidas pelos cientistas. Por quem esses templos foram construídos? Como esses pilares de pedra de 60 toneladas foram carregados e erguidos? Por que eles foram enterrados com toneladas de rocha e terra? Qual foi o propósito real para o qual eles foram construídos? Estes são mistérios pendentes que provavelmente serão resolvidos após anos de estudos posteriores. O que sabemos com certeza é o fato de que as descobertas futuras em Gobeklitepe continuarão a aprofundar o conhecimento sobre a história humana e revisar o discurso aceito.
Serviço:
Exposição fotográfica “Göbeklitepe: Ponto zero no Tempo”
Data: de 24 a 30 de maio
Horário: das 8h às 18h
Local: Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (SP)
End: Av. Pedro Alvares Cabral, 201 – Paraíso
Grátis

Fonte:Mapa Comunicação