Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Circulação - Residência

Circulação - Residência

Publicada em : 20/09/2018

Grupo começa no território do grupo Rosas Periféricas

Sheila Signatario
Circulação - Residência é uma iniciativa do grupo O Buraco d’Oráculo que promove a circulação de teatro de rua, a partir de seu próprio repertório, em territórios de companhias parceiras. Juntos, os dois grupos comandam um mês de programação local.

O Grupo Rosas Periféricas é o primeiro a receber a programação da Circulação – Residência, em outubro, cuja região de atuação é o Parque São Rafael, no bairro São Mateus, que fica na zona leste paulistana. O ‘palco’ escolhido para as apresentações de ambas as companhias é a Praça Oswaldo Luis da Silveira.

A programação de outubro é formada por três espetáculos do O Buraco d’Oráculo - O Cuscuz Fedegoso (6/10), O Encantamento da Rabeca (7/10) e Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro (21/10) – e uma montagem do Rosas Periféricas -  Radio Popular da Criança (2º/10).

Esta Circulação - Residência é parte do projeto Buraco 20 Anos: da (R)existência na Rua à Poesia em Cena, contemplado pela 32ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro Para a Cidade de São Paulo.

Programação / Outubro

6 de outubro. Sábado, às 16h
Espetáculo: O Cuscuz Fedegoso
Com: O Buraco d’Oráculo

Sinopse: Entre os quitutes vendidos por Dona Maria está o cuscuz feito com fedegoso, um matinho cheiroso, que não faz lá muito sucesso. Um belo dia, ela oferece a iguaria a um pedinte que, para não pagar, finge passar mal.

Ficha técnica - Direção: Elizete Gomes. Texto: Edson Paulo. Elenco: Lu Coelho, Mizael Alves, Nataly Oliveira e Edson Paulo. Duração: 50 min. Classificação: 14 anos.

7 de outubro. Domingo, às 19h
Espetáculo: O Encantamento da Rabeca
Com: O Buraco d’Oráculo

O Encantamento da rabeca conta histórias de transformações vividas por mulheres brincantes - que cantam, tocam, dançam, “botam” bonecos e mascaras, com intuito de revelar o protagonismo, a fragilidade, a força e a resistência dessas mulheres em terreno originalmente masculino.

Ficha técnica - Direção: Lu Coelho. Texto: Lu Coelho com colaboração de Pablo Dantas e Cleydson Catarina. Elenco: Lu Coelho e Nataly Oliveira. Duração: 50 min. Classificação: Livre.

20 de outubro. Sábado, às 16h
Espetáculo: Rádio Popular da Criança
Com: Grupo Rosas Periféricas

Quatro palhaços apresentadores fazem provocações ao público por meio das cenas e, juntos, dialogam abertamente sobre nossa responsabilidade quanto ao lugar em que vivemos. Vidrilho, Metálicio e as repórteres Papelúcia e Plastiqueta comandam um programa recheado de diversão e conhecimento. Quadros sobre ecologia, reciclagem e consumo consciente desfilam pela programação da rádio, que inclui ainda música ao vivo, radionovela, previsão do tempo e entrevistas.

Ficha técnica - Texto: Gabriela Cerqueira. Com: Grupo Rosas Periféricas. Elenco: Gabriela Cerqueira, Michele Araujo, Paulo Reis e Rogerio Nascimento. Duração: 40 min. Classificação: Livre.

21 de outubro. Domingo, às 16h
Espetáculo: Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro!
Com: O Buraco d’Oráculo

Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro! é uma intervenção teatral que utiliza a poesia como forma dramatúrgica. Baseando nos princípios da “cenopoesia”, em que imagens, gestos, canções e palavras se misturam para completar um todo. O Buraco d’Oráculo leva à cena um recorte de poemas por meio de cenas fragmentadas que transitam entre o cômico e o dramático com leveza poética, mas também de forma contundente, tocando em temas do nosso cotidiano e de nossa sociedade.

Ficha técnica - Texto: Ray Lima. Direção: Elizete Gomes. Elenco: Luiza Galavotti,  Lu Coelho, Mizael Alves, Nataly Oliveira e Edson Paulo. Duração: 50 min. Classificação: 14 anos.

Serviço
Teatro de rua: Circulação - Residência

6 e 7 de outubro. Sábado (16h) e domingo (18h)
20 e 21 de outubro. Sábado e domingo (16h)

Local: Praça Oswaldo Luis da Silveira
Parque São Rafael – São Mateus. SP/SP
Informações: (11) 98152-4483
Grátis. Livre.
https://www.facebook.com/oburacodoraculo
Carlos Goff
Douglas Campos

Fonte:VERBENA Comunicação